Em série temos que a tensão será igualmente dividida,ou seja,são 110V para cada lâmpada,quanto aos fios:
Pela Segunda Lei de Ohm temos:
R=μL/A
Assim,notamos que temos que dimuir a resistencia do circuito para evitar perdas de calor e promover o aumento do rendimento,logo temos que usar fios com maior espessura.
R:Letra "A"
Temos então um gerador cuja tensão é 220 V. O problema é que as lâmpadas que eles levaram foram feitas para serem ligadas a geradores de 110 V. Temos dois caminhos para resolver essa situação:
LIGAR AS LÂMPADAS EM PARALELO: Em uma associação de resistores em paralelo, cada resistor recebe a tensão de saída do gerador, nesse caso os 220 V inteiros. As lâmpadas queimariam. Por isso podemos descartar as alternativas C, D e E.
LIGAR AS LÂMPADAS EM SÉRIE: Em uma associação de resistores em série, há divisão da tensão de saída do gerador. Cada uma das duas lâmpadas receberia metade da tensão total, ou seja 110 V, que é exatamente o que elas suportam. Por isso a associação dessas lâmpadas deve ser em série.
Obs.: Em uma associação de resistores em série, a corrente elétrica "i" que passa pelos resistores possui um valor sempre constante.
Se o circuito deve ter a menor perda possível, então a potência dissipada deve ser a menor possível. Como potência é diretamente proporcional à resistência (pois P = R*i²), então a resistência também deve ser a menor possível. Resistência é diretamente proporcional ao comprimento e inversamente proporcional à área da secção transversal (pois R = ρ*L / A).
Obs.: secção transversal = espessura.
Dessa forma, o comprimento deve ser menor e a secção transversal deve ser maior a fim de que a resistência e a potência sejam menores e, consequentemente, haja menor perda possível no circuito.
Gabarito: A