-
A questão faz referência ao efeito fotoelétrico, o qual é a emissão de elétrons por um material metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (fótons) de frequência suficientemente alta, que depende do material, como por exemplo a radiação ultravioleta. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, arrancando elétrons da placa.
-
https://www.youtube.com/watch?v=u6_AeA3zSQw
-
-
É só ler quando a luz branca incide...
-
A luz(energia radiante) é incidida na placa de metal, fazendo com que elétrons sejam arrancados ou transportados(energia cinética) da placa. Isso acontece quando emitimos uma onda com uma certa frequência, que tenha uma energia mínima que supere o trabalho que "segura" o elétron à placa. Se a energia for igual a energia do trabalho, o elétron é arrancado. Se a energia for maior que a energia do trabalho, além de arrancado, o elétron ganha energia cinética.
Letra D
Essa assunto faz parte da física moderna. Confesso que nunca estudei isso no meu ensino médio.
-
Também nunca estudei isso, mas tá bem fácil de resolver, esse texto facilita muito!!!
Bons estudos e boa sorte pra nós!!
Edit em 2021: Dessa vez, eu fiz essa questão com bagagem ( estudei o assunto antes )
e fiz mais rápido do que a primeira vez, fica mto fácil quando se tem ideia dos conceitos, porém, continuo com o que escrevi no primeiro trecho, ela é puramente interpretativa e não precisava saber os conceitos - apenas um leve noção já ajudava - para respondê-la.
-
Energia radiante (luz branca), faz o elétron se soltar, se movimentar (cinética)
-
não é energia elétrica pois não tem um fluxo ordenado de elétrons gerando corrente
-
Gente, é o efeito fotoelétrico.
"Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme."
- Energia radiante → Energia mecânica
Gabarito : (D)
Nível de Dificuldade : Médio