SóProvas


ID
2667739
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem

de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.

Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz

por trás de sua casa se chama enseada.

Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia

uma volta atrás da casa.

Era uma enseada.

Acho que o nome empobreceu a imagem.

BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.


Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de

Alternativas
Comentários
  • No texto são construídas analogias entre a palavra “rio” e os termos “vidro mole” e “cobra de vidro”. Por isso, a alternativa correta é a “C”.

  • Para respondermos essa questão devemos saber o significado do termo "narrativa alegórica", que é um recurso usado para ocultar os significados.

    RIO foi substituido por VIDRO MOLE e COBRA DE VIDRO, logo letra C

  • Uma alegoria é uma figura de linguagem, mais especificamente de uso retórico, que produz a virtualização do significado, ou seja, sua expressão transmite um ou mais sentidos além do literal. Com isso, vemos isso quando ele transfigura os termos cobra e rio...

    Letra C)

  • Nem sempre funciona, mas algumas palavras chaves ajudam a matar a questão mais rápido:

    Comando: Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de

    C) transfiguração do rio em um vidro mole e cobra de vidro.

  • Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de :

    O comando uso de metalinguagem, aposto, para explicar "narrativas alegóricas" no caso o significado que ele dá é : " que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto "

    O que ele pretendeu explicar no texto ? Não, melhor ! O que ele tentou representar ? isso mesmo a cobra de vidro ou um vidro mole !

    Basta ler as alternativas para se chegar ao gabarito