SóProvas


ID
2668354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O crédito rural abrange diversas modalidades de financiamento aos empresários do setor, desde a fase de produção até o abastecimento dos mercados consumidores. A modalidade que assegura aos produtores e cooperativas rurais recursos destinados a financiar o abastecimento doméstico e o armazenamento dos estoques excedentes em períodos de queda dos preços é denominada crédito

Alternativas
Comentários
  • 3. Que atividades podem ser financiadas pelo crédito rural?

    custeio para cobrir as despesas normais dos ciclos produtivos;

    investimento em bens ou serviços, cujo desfrute se estenda por vários períodos de produção;

    comercialização para cobrir despesas próprias da fase posterior à coleta da produção ou para converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega pelos produtos ou suas cooperativas.

     

    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/rural.asp

  • O ponto chave da questão está no período "... destinado a financiar o abastecimento doméstico..."

     

    Dá a ideia de que é depois da produção e da colheita.

  • Gabarito: E

    comercialização para cobrir despesas próprias da fase posterior à coleta da produção ou para converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega pelos produtos ou suas cooperativas.


  • Lembrei do BOB da aula do professor sirlo kklk

  • Modalidades do Crédito Rural:

    Custeio - Destinada a cobrir despesas voltadas a um ciclo produtivo;


    Investimento - Destinada a cobrir despesas voltadas a mais de um ciclo produtivo;


    Comercialização - Destinadas a cobrir despesas próprias da fase posterior à coleta da produção ou para converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega pelos produtos ou suas cooperativas.
  • Letra E - de comercialização

    Créditos de comercialização – para viabilizar ao produtor rural ou às suas cooperativas os recursos necessários à comercialização de seus produtos no mercado.

    Fonte:

  • O enunciado aborda os créditos de comercialização, que são concedidos para viabilizar ao produtor rural ou às suas cooperativas os recursos necessários para cobrir despesa posterior à coleta de sua exploração, permitindo a comercialização de seus produtos no mercado.

    Essas operações buscam assegurar ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento, e permitam o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.

    Gabarito: E

  • Vamos dar uma recapitulada:

    Custeio: despesas habituais dos ciclos produtivos – da compra de insumos à fase de colheita.

    Investimento: aquisição de bens e serviços cujos desfrute se estende por vários períodos de produção.

    Comercialização: para viabilizar os recursos necessários para que consigam comercializar os produtos

    A questão pede a modalidade referente ao financiamento do abastecimento doméstico e armazenamento dos estoques excedentes. Portanto, trata-se da comercialização.

    Resposta: E

  • Em 12/07/21 às 21:28, você respondeu a opção D.

    Em 10/07/21 às 20:04, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Vamos persistir.

  • Gabarito: E

    A - Não existe essa modalidade

    B - Exclusivo das coop. de prod. rurais

    C - Estende por vários períodos de produção

    D - Cobrir despesas normais do ciclo produtivo

    E - O produtor já tem a produçao, só precisa dos recursos para ajudar na comercialização.

    A banca misturou os conceitos de finalidade com modalidade.

    Modalidades:

    1. Corrente - Sem assistencia técnica
    2. Educativo - Com assistência técnica
    3. Especial - Para Cooperativa de Produtores Rurais

    Finalidades:

    1. Custeio
    2. Investimento
    3. Comercialização
    4. Industrialização

  • Mercados E

    Comercialização

  • Errei 3 vezes... uma por mês. KKKKK agora copiei tudo e colei na parede.

    1. crédito para custeio deve ser pleiteado quando você pretende utilizar o capital para pagar custos recorrentes da produção. Um exemplo é a compra de insumos, como sementes.
    2. crédito para investimento deve ser pleiteado quando você pretende utilizar o capital para comprar um bem ou serviço durável. Em outras palavras, o capital será aplicado apenas uma vez, em algo que beneficiará seu agronegócio durante muito tempo. Um exemplo é a compra de máquinas de colheita.
    3. crédito de comercialização deve ser pleiteado quando sua intenção não é investir na produção em si, mas na distribuição e armazenamento dos produtos agrícolas. Um exemplo é a compra de contêineres especiais ou aluguel de um armazém.
  • Destina-se a cobrir as despesas normais (e também emergenciais) do ciclo de produção agrícola ou pecuário, em qualquer período da atividade, seja você um produtor familiar, de médio ou grande porte. 

    Por meio das linhas de crédito de custeio, é possível financiar, por exemplo, despesas com insumos, tratos culturais e colheita, produção de mudas e sementes certificadas, compra de animais para recria e engorda, medicamentos e vacinas etc.

    Tem como objetivo viabilizar para o produtor rural ou sua  os recursos e condições necessários à comercialização de seus produtos no mercado, proporcionando melhores condições negociais ao dar maior previsibilidade e controle para o fluxo de caixa.

    O crédito de comercialização pode ser utilizado para adiantamento aos cooperados, armazenamento e estocagem após a , garantia de preços, entre outros.

    Por meio das linhas de crédito de armazenagem, produtores rurais e cooperativas contam com apoio para implantar ou ampliar seu sistema de armazenagem, seja para a produção ou para os insumos utilizados nela.

    Tendo a infraestrutura adequada para estocagem, você reduz perdas na produção, mantém a qualidade tanto de insumos quanto do produto colhido, consegue comercializar sua produção no momento mais oportuno e, consequentemente, melhora a produtividade econômica do seu negócio.

    Sobre o crédito de industrialização, antes de mais nada, é fundamental entender que ele não se destina ao produto a ser beneficiado ou industrializado, essas linhas de crédito existem para financiar exclusivamente as atividades de industrialização de produtos agropecuários em sua propriedade rural. Para ter acesso a esse tipo de financiamento, é necessário que pelo menos 50% da produção a ser beneficiada ou processada seja própria.

    Em suma, o crédito de industrialização apoia na aquisição de embalagens, rótulos, condimentos, conservantes, adoçantes e outros  utilizados no processo de industrialização. Além disso, financia despesas com mão de obra, manutenção e conservação de equipamentos, bem como seguro e impostos relacionados à operação.