SóProvas


ID
2669902
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para analisar os riscos de um projeto, um Analista especializado em Tecnologia da Informação começou identificando os pontos fortes e fracos da organização. Em seguida, identificou as oportunidades do projeto resultantes dos pontos fortes, assim como as ameaças decorrentes dos pontos fracos. Por fim, analisou o grau com que os pontos fortes da organização compensavam as ameaças e as oportunidades que poderiam superar os pontos fracos. Esse Analista utilizou o método da análise

Alternativas
Comentários
  • Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)

    Essa técnica examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT), a fim de aumentar a abrangência dos riscos identificados, incluindo os riscos gerados internamente. A técnica começa com a identificação das forças e fraquezas da organização, enfatizando a organização do projeto, ou a área de negócio em geral.

     

    Letra A

     

     

    Fonte: PMBoK 5ed pg 324

    .

  • Perfeito o comentário de Rodrigo já que a analise SWOT está sendo cobrada no contexto da analise de riscos de um projeto, gostaria apenas de acrescentar que ela também pode ser usada para diagnóstico estratégico, como por exemplo no processo Gerenciamento Estratégico para serviços de TI do estágio da Estratégia do serviço (Itil v3 2011), lembrando ainda que a analise SWOT, conhecida como FOFA em português (Forças, , Oportunidades,Fraquezas e Ameaças), analisa os fatores internos, ou seja, tudo aquilo que está sobre o controle da organização que são suas Forças e Fraquezas, e externamente, aquilo que a organização não tem controle, as Oportunidades e Ameças.

  • Análise de Monte Carlo / Monte Carlo Analysis. (PMBOK 5) Uma técnica que calcula, por meio de iterações, os custos do projeto ou o cronograma do projeto várias vezes usando valores de entrada selecionados aleatoriamente a partir de distribuições de probabilidade dos possíveis custos ou durações para calcular uma distribuição do custo total possível do projeto ou de datas de término.

     

    Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).

     

    RICE sem correspondência.

     

    Técnica Delphi / Delphi Technique. (PMBOK5) Uma técnica de coleta de informações utilizada como meio de alcançar um consenso de especialistas em um assunto. Nesta técnica, os especialistas no assunto participam anonimamente. Um facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre os pontos importantes do projeto relacionados ao assunto. As respostas são resumidas e então redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. A técnica Delphi ajuda a reduzir o viés de parcialidade nos dados e evita que alguém possa indevidamente influenciar o resultado.

  • ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • A identificação de pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades é realizada por meio da Matriz SWOT. Apenas a título de curiosidade vejamos as outras ferramentas:

    Monte Carlo: ferramenta utilizada para modelagem e análise quantitativa de riscos.

    Matriz GUT: matriz utilizada para priorização de problemas de acordo com critérios de Gravidade, Urgência e Tendência.

    RICE: Trata-se de uma matriz para priorização de problemas (assim como a GUT), porém utiliza critérios de Alcance (Reach), Impacto (Impact), Confiança (Confidence) e Esforço (Effort).

    Delphi: Técnica utilizada no processo decisório para estimular o consenso de opinião entre especialistas.

    Gabarito: A

  • A questão descreve em detalhes a análise SWOT.

    Resposta certa, alternativa a).