SóProvas


ID
2670034
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um repórter de TV é convidado por uma agência de turismo para fazer uma reportagem sobre um roteiro pouco explorado. A reportagem mostrava o artesanato feito pela população local, praias pouco usadas, e poderia impulsionar o desenvolvimento local. Em nenhum momento da reportagem, nem no gerador de caracteres, nem na assinatura e nem no pé falado pelo apresentador, constava a informação de que a reportagem foi feita a convite da agência.


A reportagem acima

Alternativas
Comentários
  • Artigo 12, inciso IV: "informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções."

  • Gab. D

     

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

     

    Art. 12. O jornalista deve:

    IV - informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções;

  • Na boa, o enunciado da questão não deixou claro, a meu ver, que o "convite" teve caráter publicitário, patrocinado ou promocional. Convite é convite, e por si só não designa caráter contratual.

  • Eu concordo com Christopher Gama, não vejo erro na letra C

  • O erro da alternativa "C" está na palavra 'desconhecido', o que, na verdade, é diferente de 'pouco explorado' conforme o enunciado do texto.

  • Humildemente discordo do gabarito e entraria com recurso.


    Em nenhum momento ficou explícito que a agência patrocinou a viagem da equipe de reportagem. Pode ter sido apenas uma ação de assessoria de imprensa da própria agência para divulgar um roteiro feito por eles e a reportagem pode ter sido paga com recursos do veículo.


    Questão ambígua e mal redigida. Para mim, passível de anulação

  • Art. 12. O jornalista deve:

    IV - informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.

    GAB. D

  • Para mim releases também são convites. Nunca vi um jornalista informando que está fazendo x matéria e que a informação veio de um release por exemplo.

  • Acertei a questão, mas entendi a indignação de alguns colegas. Ocorre que o termo "a convite" no meio jornalísitco e publicitário significa "com tudo pago", ou seja, patrocinado. Não é um convite do tipo vá ao local e veja as maravilhas da região, via release. É um pacote gratuito com roteiro incluso, no qual o anfitrião espera que os locais visitados, e muitas vezes as fontes indicadas, apareçam nas matérias.