A prototipação no desenvolvimento de software é um processo que tem como função avaliar as ideias geradas e validar – ou não – todos os requisitos estabelecidos. É nesse momento que vamos tirar as ideias do papel e passar a entendê-las na forma física.
Segundo o livro Design Thinking – Inovação em negócios¹, “o protótipo é a tangibilização de uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade – mesmo que simplificada – e propiciar validações.”
Essa etapa é importante para verificar se a solução desenhada está adequada ao desafio que o cliente enfrenta, garantindo o alinhamento das informações.
Dessa forma, conseguimos minimizar os riscos, permitindo que o cliente valide e faça todos os testes antes da implantação.
É importante ressaltar que a fase de prototipação pode – e muitas vezes deve – ser realizada em diversos momentos, já que se verificam falhas de forma ágil, chegando, assim, a uma solução de software mais assertiva.
Apesar de já serem definidos diversos requisitos antes do desenvolvimento do software, é durante a interação real do usuário com o sistema que os novos detalhes são percebidos.
Normalmente esses protótipos são realizados com colaboração do cliente e em diferentes níveis de fidelidade e de diferentes formas, as quais vamos explicar nos próximos tópicos.
Fonte:https://www.objective.com.br/a-prototipacao-no-desenvolvimento-de-software/