A inspeção é um processo de revisão formal de software e corresponde a uma das mais importantes atividades de Garantia de Qualidade de Software, sendo que o principal objetivo é descoberta antecipada de falhas (produção de uma saída incorreta em relação à especificação), de modo que eles não se propaguem para o passo seguinte do processo de software. Assim, a Engenharia de software tem utilizado a inspeção como um dos métodos mais eficientes e efetivos na busca por um produto de melhor qualidade. [Felizardo 2004]
A inspeção visa encontrar erros lendo, entendendo o que o documento descreve e checando através de um checklist as propriedades de qualidade requeridas, é composto por seis fases, que são: Planejamento, Apresentação, Preparação, Reunião de Inspeção, Retrabalho e Acompanhamento [Fagan 1986].
O processo de inspeção é realizado por uma equipe composta por desenvolvedores e também por mais participantes, que realizam os seguintes papéis [Fagan 1986]:
Autor: é o próprio desenvolvedor do artefato que será inspecionado;
Moderador: é quem lidera a inspeção e as reuniões;
Redator: é quem relata os defeitos encontrados e as soluções sugeridas durante a inspeção;
Inspetor: membros da equipe que tentam encontrar erros no produto.
A inspeção pode ser feita tanto em produtos de software com projetos de software, depende do aspecto que será analisado durante a revisão. Podemos classificar dois tipos básicos de revisão de acordo com os aspectos analisados:
Inspeção de documentos de requisitos: analisa documentos de requisitos encontrando erros enquanto eles são mais fáceis e baratos de serem corrigidos.
Inspeção de código-fonte: Visa a encontrar defeitos no código-fonte, realizando uma análise estática do código. Tornam os programas menos complexos, pois os subprogramas são escritos em um estilo consistente e obedecem padrões estabelecidos, além disso o desenvolvimento de sistemas torna-se transparente, a estimativa e o planejamento tornam-se mais confiáveis e facilita a manutenção,com o desenvolvimento de sistemas mais compreensíveis e bem documentados.