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ID
2671882
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Sayão (2006), “as estratégias de preservação devem ter uma amplitude tal que incorporem vários outros aspectos, incluindo custo-benefício, restrições legais e requisitos de acesso para o usuário-final.” (MARCONDES, et al. (Org.), 2006, p.130). Assinale a afirmativa em que estão indicadas corretamente as estratégias de preservação digital apresentadas por Sayão (2006).

Alternativas
Comentários
  • Por mais surpreendente que seja, uma das estratégias mais comumente usadas no afã de se conservar o conteúdo intelectual de documentos digitais é fixá-lo em suportes analógicos, mesmo tendo-se em conta as perdas óbvias dos seus atributos digitais, tais como apresentação, funcionalidades, distribuição em rede, hipertextualidade e hipermídia.

    (MRCONDES, et. al. , 2006, p. 130).

    Gab. C

  • Corrigindo as outras questões:

    A) A aplicação de padrões na preservação digital - na codificação, nos formatos e nos esquemas de representação - torna os processos de preservação digital mais fáceis, [menos frequentes e mais baratos, à medida que reduzem a grande variedade de processos de preservação customizados, que são decorrentes da multiplicidade de formatos]  (p. 132)

    B) Os padrões abertos permitem que os documentos digitais sejam representados em formatos mais duradouros e estáveis, [reduzindo] a velocidade do ciclo de obsolescência dos objetos digitais. (p. 132)

    D) A [Preservação da tecnologia] pressupõe que um museu de equipamentos e programas - plataforma de hardwares e periféricos, sistemas operacionais, drivers e o programa de aplicação original - podem ser preservados com a finalidade de replicar no futuro a configuração necessária para recuperar um objeto digital no seu ambiente original. (p. 138). “A emulação parte do pressuposto que é tecnicamente viável substituir as plataformas de hardware obsoletas necessárias para rodar no futuro os aplicativos originais por máquinas virtuais, por meio de programas emuladores (museus virtuais).” (p. 139)