Mass Communication Research é uma corrente que surge em meados do século XX, com o objetivo primordial de analisar os efeitos sociais, culturais e psicológicos das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação de massa e as reações do público às propostas midiáticas a fim de obter as chaves para conduzir o comportamento das massas.
Em 1933, Roosevelt iniciou uma política intervencionista chamada New Deal, na qual se desenvolveu a opinião pública e a Mass Communication Research como uma teoria da comunicação. Em 1938, procurou-se obter a opinião pública sobre determinados aspectos. O rádio começou a ocupar o centro do palco, concentrando sua atenção nos problemas do público e entrelaçando motivos políticos e econômicos para a pesquisa. Em 1940, época da terceira reeleição de Roosevelt, começa a Mass Communication Research na América do Norte. O sociólogo Lazarsfeld (diretor de rádio) aparece como expoente.
As primeiras correntes da escola norte-americana foram notavelmente influenciadas pelo conductismo, escola psicológica que considera o comportamento humano como uma resposta frente aos estímulos externos. Essa influência teórica ficou evidente, particularmente na teoria hipodérmica, cuja concepção do público é claramente impulsionada pelo conceito mecanicista de comportamento subjacente à escola comportamental.
Lasswell foi um ideólogo das primeiras teses funcionalistas que tentaram priorizar a análise dos efeitos e conteúdos nos receptores. Segundo ele, o processo de comunicação cumpre três funções básicas:
I- monitoramento ambiental
II- relação dos componentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio ambiente
III - transmissão da herança social
Funções às quais os sociólogos Lazarsfeld e Robert K Merton acrescentariam uma quarta: o entretenimento. Eles também distinguem entre funções e disfunções manifestas e latentes. Lazarsfeld, juntamente com o psicólogo Stanton, inaugurou uma linha de estudos quantitativos sobre audiências (Profile machine). Após esses projetos de metodologia empírica, Lazarsfeld se distancia da tradição de compromisso social para questionar outras concepções mais "administrativas".
https://es.wikipedia.org/wiki/Mass_Communication_Research