SóProvas


ID
2672032
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo

Leia as seguintes afirmativas:

I. Emissoras públicas e estatais (rádio e TV) e serviços de prestação de informação de órgãos estatais devem atuar primordialmente na perspectiva da comunicação pública.
II. ONGs, rádios comunitárias, partidos políticos e movimentos sociais não fazem comunicação pública.
III. Organizações comerciais voltadas à informação, serviços relacionados à Parceria Público-Privada (PPP) e empresas de economia mista devem fazer comunicação pública.
IV. Organizações comerciais voltadas à informação não deverão realizar comunicação pública.

Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Aprofundando:

    A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.

    A comunicação governamental é a praticada por um determinado governo, visando a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos político, econômico e social. Trata-se de forma do governo se fazer presente perante a população.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_pública

    A Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

    Fonte: Vunesp, questão Q607799

  • A delimitação de Comunicação Pública como comunicação unicamente de instituições públicas não é correta. O conceito se define pelo seu objetivo, comunicar, isso é, realizar a troca e o compartilhamento de informações de interesse ou utilidade pública. É verdade que esse, na maioria das vezes é realizado por entidades públicas, mas em uma circunstância peculiar, também pode ser feito por empresas ou entidades privadas (ex: empresa alimentícea comunicando que mudou sua fórmula para atender as orientações da OMS).