Fonte: http://direitoposto.blogspot.com/2011/03/contas-nacionais-do-brasil.html
Para resolver esta questão o candidato teria que ter conhecimento de Contabilidade Nacional ou Social.
Os Sistemas de Contabilidade Nacional (ou Contabilidade Social) têm sido desenvolvidos principalmente a partir dos anos 40, no pós-Guerra. Os dois principais são o Sistema de Contas Nacionais, que considera apenas bens e serviços, e a Matriz Insumo-Produto, onde se incluem as transações com bens e serviços intermediários.
Vejamos de forma sintetizada as principais características do Sistema de Contas Nacionais, que revela mais diretamente os principais agregados macroeconômicos.
Até 1998, o sistema adotado pelo Brasil baseava-se em quatro contas, relativas à produção, apropriação (ou utilização da renda) e acumulação (ou formação de capital) dos agentes econômicos (famílias, setor público e setor externo):
1.Conta Produto Interno Bruto (Conta de Produção)
2.Conta Renda Nacional Disponível Líquida (Conta de Apropriação)
3.Conta de Capital (Conta de Acumulação)
4.Conta Transações Correntes com o Resto do Mundo
Nesse sistema, os lançamentos das transações são feitos de acordo com o tradicional método das partidas dobradas.
A partir de 1998, as contas nacional sofreram um significativo avanço, seguindo orientação da ONU, integrando o Sistema de Contas Nacionais com a Matriz Insumo-Produto.
O novo sistema é comporto pela Tabela de Recursos e Usos de Bens e Serviços (TRU) e pelas chamadas Contas Econômicas Integradas (CEIs).
A TRU apresenta a oferta total da economia como somatório da produção e importações e, simultaneamente, como o somatório do consumo intermediário e da demanda final. Apresenta ainda a decomposição do valor adicionado nas categorias de renda e impostos e subsídios sobre a produção e os produtos. Todas as suas informações são desagregadas por setor, mostrando as compras intermediárias que os setores e unidades empresariais efetuam entre si para obter os insumos necessários à produção de bens e serviços, guardando assim semelhança com a matriz insumo-produto.
Já as CEIs guardam semelhança com o sistema anterior. Este sistema integrado, entretanto, é apresentado por meio de três grandes grupos:
1.Conta de Bens e Serviços, resume informações da TRU
2.Compõe-se de três contas, a Conta de Produção (a conta PIB do sistema antigo), a Conta Renda (que se subdivide em quatro subcontas – de geração, de alocação de distribuição secundária de renda e de seus usos – e correspondem à conta renda nacional disponível bruta do sistema antigo) e a Conta de Acumulação (corresponde à conta de capital do sistema antigo)
3.Conta das Operações Correntes com o Resto do Mundo