-
Sua função principal é justamente o contrário: impedir que usuários não autorizados, por exemplo crakers, acessem remotamente a máquina. Consequentemente, o firewall, quando devidamente configurado pode impedir o acesso de determinados programas à rede externa, internet.
-
Um firewall examina as informações que chegam da Internet e que são enviadas a ela. Ele identifica e ignora informações provenientes de um local perigoso ou que pareçam suspeitas. Se você configurar o seu firewall corretamente, os hackers em busca de computadores vulneráveis não conseguirão detectar a sua máquina.
Algumas organizações usam um firewall de intranet adicional entre a rede de perímetro e a intranet para filtrar tráfego mal-intencionado que consegue passar pelo firewall da Internet e pelos servidores da rede de perímetro.
-
Um firewall é uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre o seu conputador e a internet (ou entre a rede em que o seu computador está intalado e a internet). Seu objetivo é permitir somente a permissão e a recepção de dados autorizados. Existe firewalls baseados na comibinação de hardware e softwares. Ele atua como "defesa" de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e filtragem de dados. A vantagem de seu uso em redes é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada.
Fonte: Prof. Marcelo Alencar - Apostila Vestcon
NESSE SENTIDO, SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É ATUAR COMO DEFESA DE UM COMPUTADOR.
-
Firewall é um sistema de segurança que cria uma espécie de filtro, impedindo a transmissão e/ou recepção de acessos danosos ou não autorizados. Pode ser um software ou hardware, ou a combinação de ambos.
-
Firewall é um sistema para controlar o acesso à rede de computadores, impedindo acessos não-autorizados.
-
- Firewall
- Dispositivo constituído pela combinação de software e hardware, utilizado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores.
- Firewall pessoal
- Software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet. É um tipo específico de firewall.
-
Corrigindo...
Firewall é o elemento de defesa mais externo na INTERNET de uma empresa e sua principal função é ESTABELECER FILTROS, CONTROLANDO E AUTORIZANDO o tráfego de informação.
Bons estudos!
-
Firewall: programa de proteção contra invasão, controla o tráfego de uma rede.
Não protege contra vírus somente invasão.
Bons estudos pessoal!!!!
-
Não é totalemnte correto dizer que não protege contra vírus, pois o firewall bloqueia worms que são vírus de rede e a cartilha de proteção contra vírus, elenca o firewall como hábil contra worms!
Bons Estudos
-
Na verdade a questão está se referindo ao PROXY !
Obs.: é importante sempre lembrar a diferença entre o proxy e o firewall.
-
Como já foi mencionado pelos colegas a questão está errada, é recorrente em provas do cespe o examinador colocar funções que não o pertence, vejam numa outra questão qual é a função básica do firewall:
Prova: CESPE - 2012 - MCT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Tema VII
Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação;
Um firewall serve, basicamente, para filtrar os pacotes que entram e(ou) saem de um computador e para verificar se o tráfego é permitido ou não.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito
Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação;
c) Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.
GABARITO: LETRA "C".
Prova: CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo - Conhecimentos Básicos
Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Segurança da Informação;
Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis.
GABARITO: CERTA.
-
Não seria a DMZ a proteção mais externa de um sistema?
-
O firewall tem como principal função impedir a entrada de usuários não autorizados e não impedir a saída (os usuários da intranet podem acessar sites na Internet, sem problemas), apesar de poder ser configurado dessa forma também!!
Gabarito: item errado.
Fonte: Patrícia Quintão, Ponto dos Concursos
-
PROXY
-
Firewall não protege ataques internos.
Bons estudos.
-
O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno.
-
O firewall não protege de ataques internos.
-
Minha contribuição.
Firewall: é um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e da filtragem de dados.
Mnemônico: FIREWALL - FILTRA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O firewall:
-NÃO criptografa mensagens;
-NÃO é antivírus;
-NÃO é anti-spam;
-NÃO é anti-spyware;
-NÃO analisa conteúdo de e-mail.
Fonte: QC
Abraço!!!
-
Firewall:
- É para filtrar as portas de conexão
- Não é antivírus
- Não é anti-spyware
- Não é anti-spam
- Não analisa o conteúdo de mensagens de email
- Não criptografa mensagem
- Não faz Nateamento
- Não cria VPN
-
ERRADA
A função é do PROXY ( ele que implementa política de comportamento)