SóProvas


ID
2675635
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das argamassas rígidas impermeáveis, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • É constituída pelos concretos ou argamassas, onde a

    utilização de um aditivo no seu preparo os torna impermeáveis. Neste caso a impermeabilização permanece integralmente incorporada à estrutura ou à

    argamassa, perdendo sua função impermeabilizante com o aparecimento de trincas,

    por menores que sejam. É recomendada somente para locais de baixo risco de

    movimentação da estrutura, em estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas ou

    quaisquer outros fenômenos que possam acarretar o aparecimento de trincas ou

    fissuras na superfície impermeabilizada. Possui baixo custo, boa durabilidade se

    usada convenientemente, sendo também de fácil execução. Podem ser utilizadas,

    por exemplo, em pisos de banheiros, cozinhas e áreas de serviço, reservatórios

    d’água inferiores, subsolos, piscinas enterradas, galerias enterradas de cabos

    elétricos, de inspeção em barragens e galerias em geral e pequenas estruturas

    isostáticas expostas.

  • A argamassa polimérica é um produto industrializado pronto para uso. Basta misturar a emulsão de polímeros ao cimento e aos aditivos minerais.

    Ela é aplicada com brocha ou projetada com equipamentos de projeção sobre superfície úmida, mas não encharcada. As demãos devem ser cruzadas com 1 kg de produto por m². “Esse impermeabilizante não pode ser exposto aos raios solares e deve ser curado com água”, recomenda Morgado.

    A argamassa impermeável é preparada na obra com a mistura de um aditivo impermeabilizante ao cimento, à areia e à água. Ela deve ser  em paredes internas ou externas para formar uma camada impermeável. São necessárias duas ou três camadas com 1,5 cm de espessura. Para alisar a massa é recomendada desempenadeira de madeira de modo a manter os poros. “Desempenadeira de aço ou colher de pedreiro não podem ser usadas”, informa o diretor do IBI. A argamassa deve ser mantida úmida por, no mínimo, três dias.

  • A) Errada, superfícies que irão receber argamassas impermeáveis não precisam de regularização, já que a própria argamassa pode exercer essa função. Para mantas asfálticas sim, é necessário regularização.

    B) Correta

    C) Errada, é necessário fazer a mistura com água e preparar a argamassa, e não precisa ser aplicada no exato instante da abertura da embalagem. Após mistura, pode-se utilizar a argamassa por um tempo médio de até umas 2 horas.

    D) Errada, camadas de impermeabilização rígidas não precisam de aplicação de primer. O primer serve para melhora a aderência, e só é utilizado na aplicação de mantas asfálticas.

  • "As estruturas a serem impermeabilizadas com argamassa rígida devem estar suficientemente dimensionadas e sem trincas. As superfícies a serem revestidas devem estar ásperas e isentas de partículas soltas."

    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-civil-ii-1/manual-sobre-impermeabilizacao