SóProvas


ID
2675728
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei nº 6.404/1976, quando promulgada no Brasil, trouxe inúmeras incertezas jurídicas quanto ao acréscimo da carga tributária, e essas incertezas foram sanadas com a edição do Decreto Lei nº 1598/1977 e a criação do Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR). Por outro lado, com o processo de convergência da contabilidade brasileira às normas emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB) não foram diferentes, e a insegurança jurídica também permeou o processo.

Considerando tal contexto, não é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Bom, é só lembrar que utilizamos até hoje o Lalur, e basta usar um Ctrl + F na Lei 12.973/14 que pode-se perceber que ela mantém o LALUR.

     

    "V - os ajustes pertinentes ao reconhecimento do lucro bruto, na forma do inciso II do caput, e da diferença de que trata o inciso III do caput deverão ser realizados no livro de apuração do lucro real de que trata o inciso I do caput do art. 8o."

  • "O contribuinte deverá escriturar além dos demais registros requeridos pelas leis comerciais e pela legislação tributária, os seguintes livros: Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real), no qual serão lançados os ajustes do lucro líquido do exercício, será transcrita a demonstração do Lucro Real serão mantidos os registros de controle de prejuízos a compensar em exercícios subsequentes e deverão ser mantidos registros de demais valores que devem influenciar na determinação do lucro real de exercício futuro e não constem de escrituração comercial."

    Fonte: Lei 12973/2014

    Gabarito: A