GABARITO "C"
NBC TG 26 (R5)
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido
106. A entidade deve apresentar a demonstração das mutações do patrimônio líquido, conforme requerido no item 10. A demonstração das mutações do patrimônio líquido inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores. (ITEM B CORRETO)
(d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes:
(i) do resultado líquido;
(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle. (ITENS D e E CORRETOS)
107. A entidade deve apresentar na demonstração das mutações do patrimônio líquido, ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante por ação. (ITEM C ERRADO).
Por fim também podemos afirmar a CORREÇÃO DO ITEM A, uma vez que qualquer ocorrência que modifique o PL, a exemplo da formação e utilização das reservas, deve ser evidenciada na DMPL. E, como é evidenciado o resultado líquido, podemos, forçadamente, dizer que facilita o cálculo dos dividendos obrigatório.s
Todas as mudanças que ocorrerem no patrimônio líquido das empresas devem ser apresentadas na DMPL, entre as quais:
acréscimo ou redução das reservas;
integralização de capital;
destinação de resultados do período;
compensação de prejuízos;
ajustes realizados nos períodos passados;
saldos existentes no início do período;
acréscimo de capital;
destinação do lucro líquido do exercício;
reavaliação de ativos;
saldos no final do exercício.