- ID
- 2677126
- Banca
- COPESE - UFT
- Órgão
- Câmara de Palmas - TO
- Ano
- 2018
- Provas
-
- COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Analista de Sistemas
- COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Analista em Recursos Humanos
- COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Contador
- COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Controle Interno
- COPESE - UFT - 2018 - Câmara de Palmas - TO - Gestor Público
- Disciplina
- Redação Oficial
- Assuntos
Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.
I. O emprego de determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais procede do caráter público desses atos e comunicações e de sua finalidade.
II. As comunicações, advindas de órgãos públicos federais, devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para isso, deve-se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.
III. Textos marcados por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão facilitada.
IV. Os textos oficiais apresentam caráter impessoal, finalidade de informar com clareza e concisão, requerendo o uso do padrão culto da língua.
V. A obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.(Texto adaptado).
Assinale a alternativa CORRETA.