SóProvas


ID
267766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à administração de rede de
dados.

No modelo OSI, a função da camada física é transmitir bits brutos por um canal de comunicação, e a da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros não detectados de transmissão para a camada de rede.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    A primeira camada do modelo OSI é a camada física e a sua responsabilidade é apenas transmitir o dados de forma bruta através de um meio físico. Nela o dados não tem nenhum valor semântico e não há qualquer controle de erro de comunicação dos dados transmitidos.
    A segunda camada do modelo OSI é a camada de enlace. As funções da camada de enlace são:
    1. Detectar e corrigir os erros de transmissão da camada física(Usa o algoritmo Cyclic Redundancy Check para fazer o controle de Frame Check Sequence).
    2. Controle de Fluxo
    3. Delimitação de quadros
  • Camada Física

    Os protocolos deste nível são os que realizam a codificação/decodificação de símbolos e caracteres em sinais elétricos lançados no meio físico, que fica logo abaixo dessa camada.

    O nível físico tem a função de transmitir uma seqüência de bits através de um canal de comunicação. As funções típicas dos protocolos deste nível são fazer com que um bit "1" transmitido por uma estação seja entendido pelo receptor como bit "1" e não como bit "0". Assim, este nível trabalha basicamente com as características mecânicas e elétricas do meio físico, como por exemplo:

    •  Número de volts que devem representar os níveis lógicos "1" e "0";

    •  Velocidade máxima da transmissão;

    •  Transmissão simplex, half duplex ou full duplex;

    •  Número de pinos do conector e utilidade de cada um;

    •  Diâmetro dos condutores.

    Camada de Enlace de Dados

    O principal objetivo da camada de enlace é receber/transmitir uma seqüência de bits do/para o nível físico e transformá-los em uma linha que esteja livre de erros de transmissão, a fim de que essa informação seja utilizada pelo nível de rede. O nível de enlace está dividido em dois subníveis:

    Subnível superior - controle lógico do enlace (LLC - Logical Link Control) - O protocolo LLC pode ser usado sobre todos os protocolos IEEE do subnível MAC, como por exemplo, o IEEE 802.3 (Ethernet), IEEE 802.4 (Token Bus) e IEEE 802.5 (Token Ring). Ele oculta as diferenças entre os protocolos do subnível MAC. Usa-se o LLC quando é necessário controle de fluxo ou comunicação confiável;

    Subnível inferior – controle de acesso ao meio (MAC - Medium Access Control) possui alguns protocolos importantes, como o IEEE 802.3 (Ethernet), IEEE 802.4 (Token Bus) e IEEE 802.5 (Token Ring). O protocolo de nível superior pode usar ou não o subnível LLC, dependendo da confiabilidade esperada para esse nível.

  • CAMADA FÍSICA

    Define aspectos relacionados às CARACTERÍSTICAS FUNCIONAISMECÂNICAS ELÉTRICAS do MEIO DE TRANSMISSÃO e da INTERFACE com o meio.

    TRATA os BITS BRUTOS e como serão transformados no meio físico.

    Camada onde atuam os HUBS REPETIDORES.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CAMADA DE ENLACE

    CONEXÃO PONTO-A-PONTO

    TRANFERE DADOS da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino.

    PRINCIPAIS FUNÇÕES

    1. Fornece ENQUADRAMENTO ou seja, transmite uma INTERFACE DEFINIDA À CAMADA DE REDE;

    2. Realiza o CONTROLE DE ERROS DE TRANSMISSÃO;

    3. Faz o CONTROLE DE FLUXO, assim, EVITA que um TRANSMISSOR ATROPELE um RECEPTOR lento.

  • A camada física do modelo OSI tem o objetivo de transmitir um fluxo bruto de bits de uma máquina para outra. Podendo usar vários meios físicos para realizar a transmissão real. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, atraso, custo e facilidade de instalação e manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras ópticas, e em meios não guiados, como as redes terrestres sem fios, satélite e os raios laser transmitidos pelo ar.

    Classes de meios de transmissão

    A camada física fornece propriedades mecânicas, elétricas, eletromagnéticas ou outra qualquer, de forma que se possa estabelecer um meio de conexão e transmissão de informação utilizando-se destas propriedades. É responsável por transformar os bits (0 e 1) que representam as informações a serem transmitidas pelos meios de transmissão (cabos de par trançado, cabos coaxiais, fibras ópticas e o espaço livre) em forma de pulsos elétricos ou em forma de sinais de luz (caso das fibras ópticas). No receptor, a camada física desfaz o processo, ou seja, transforma esses sinais recebidos em bits novamente.

    A PDU (Packet Data Unit) da camada física é o bit, pois essa camada se preocupa apenas em transmitir os bits individualmente, sem se importar com o que eles significam em conjunto. Como as principais funções da camada física, podemos citar: definir como os bits 0 e 1 serão representados no enlace durante a transmissão, a quantidade de tempo dado um bit deve durar, especificar se a transmissão pode ocorrer nos dois sentidos simultaneamente e a quantidade de pinos dos conectores.

    A camada de enlace de dados do modelo OSI transforma a camada física, de um meio de transmissão bruto, em um link confiável. Ela faz que a camada física pareça livre de erros para a camada superior (a camada de rede).

    Certo.

  • Realmente a camada física vai atuar simplesmente no nível físico, isto é, na transmissão e recepção de bits brutos através de sinais elétricos e mecânicos. Já a camada de enlace, em suas duas subcamadas, se utiliza de recursos para garantir acesso ao meio de transmissão que pareça livre de erros com possibilidade de controle de fluxo, bem como prover o interfaceamento entre a camada superior e inferior.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A camada física trata da transmissão de bits normais (brutos) por um canal de comunicação. A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão normal (bruta) em uma linha que pareça livre de erros de transmissão. Para fazer isso, a camada de enlace mascara os erros reais, de modo que a camada de rede não os veja.

    .

    .

    Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.

  • CERTO

    Enlace: endereçamento físico, transmissão confiável de dados, controle de erro e controle de fluxo;

    Física: interface com meios de 

  • Gabarito: Certo.

    A camada de enlace de dados transforma a camada física, de um meio de transmissão bruto, em um link confiável. Ela faz que a camada física pareça livre de erros para a camada superior (a camada de rede).

    Fonte: Forouzan (2011), Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4a ed.

    Bons estudos!

  • CERTA

    Sobre o assunto:

    Camada de enlace

    1. A Camada de enlace como o nome sugere é a camada de ligação dos dados, ela faz o link dos dados.
    2. Aqui na camada de enlace os dados (bits) que chegam da camada física são tratados, se ocorrerem erros eles são detectados e corrigidos.
    3. Mas as palavras fundamentais que vocês devem guardar aqui sobre a camada de enlace é controle do fluxo de dados, esse controle ocorre de forma que não haja sobrecarregamento de dados na rede por exemplo.
    4. Assim a principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de comunicação bruto em uma linha que pareça livre de erros de transmissão para a camada de rede.
    5. Aqui também vemos um conceito novo que abordaremos agora que é o de frame ou quadro, é aqui na camada de enlace que é divido os dados de entrada em quadros de dados (frames). 

    Fonte: PDF ESTRATÉGIA.

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Analista de Tecnologia da Informação

     No modelo OSI (open systems interconnection), a camada de enlace de dados tem como função transferir dados da camada de rede da máquina de origem para a camada de rede da máquina de destino. (C)

  • Definição perfeita!