-
d) scanner
-
Lembrar que se enquadra na categoria de periféricos de entrada, pois é um equipamento acessório que pode ser ligado a uma central de processamento (Notebook ou PC) e sua função básica é a de enviar dados ao computador.
-
Só sei pq tem uma no meu trabalho.
-
Impressora: periférico de saída.
Scanner: periférico de entrada.
-
DRIVER --> SOFTWARE
DRIVE--> HARDWARE
-
d) scanner
-
quem marcou ''JOYSTICK'' tá na UTI. :-/
-
GAB D
Se falou digitalização, pode pôr scanner
-
Não entendi... Mas o Joystik também não é um periférico de entrada?
-
Danrley Nobre, o Joystick é sim um dispositivo de entrada, porém, não é capaz de realizar a conversão de uma imagem ou texto em um código digital.
Bons Estudos!
-
------------------------------------------------------------------
C) pixel
Pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor ), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores formam a imagem inteira.
A palavra pixel (plural "pixels") é um estrangeirismo proveniente do inglês (anglicismo). É aglutinação de picture e element, ou seja, elemento de imagem, sendo pix a abreviatura em inglês para pictures.
Já faz parte do léxico do português, sendo aportuguesada como píxel (plural "píxeis").
Em um monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores, cada um desses pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes (exatamente 16.777.216). Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
------------------------------------------------------------------
D) scanner [Gabarito]
Um digitalizador (em inglês: scanner) é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador, um processo inverso ao da impressora. Ele faz varreduras na imagem física, por meio de leitura óptica, gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos. É dividido em duas categorias:
- Digitalizador de mão – semelhante a um rato/mouse bem grande, no qual deve-se passar por cima do desenho ou texto a ser transferido para o computador. Este tipo não é mais apropriado para trabalhos semi-profissionais devido à facilidade para o aparecimento de ruídos na transferência.
- Digitalizador de mesa – semelhante a uma fotocopiadora, no qual deve-se colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho ou texto seja então transferido para o computador. Eles fazem a leitura a partir dispositivos de carga dupla.
O digitalizador cilíndrico é o mais utilizado para trabalhos profissionais. Ele faz a leitura a partir de fotomultiplicadores. Sua maior limitação reside no fato de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. Ele tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.
Devido aos avanços recentes na área da fotografia digital, já começam a ser usadas câmeras digitais para capturar imagens e texto de livros.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Digitalizador
-
------------------------------------------------------------------
B) joystick
Um manípulo eletrónico (também conhecido pelo anglicismo joystick) é um periférico de computador e videojogos pessoal ou um dispositivo geral de controle, que consiste numa vara vertical, na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.
O joystick é usado frequentemente para controlar os jogos de vídeo, e têm geralmente um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador.
O termo joystick transformou-se em um sinônimo para controles de jogo que podem ser conectados ao computador desde que o computador defina a entrada como uma "porta de jogos".
Além de controlar jogos, os manches são usados também para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks mais diminutos recentemente foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores tais como telefones móveis.
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Joystick
-
Referente à digitalização de documentos, o hardware responsável em fazer a conversão de uma imagem, ou texto, em um código digital, num processo inverso ao da impressora, é o:
A) driver
O que é Drive?
Em Tecnologia da Informação, o termo drive se refere a um dos nomes usados para unidades de armazenamento, como HDs, e pendrives, além das unidades de leitura de discos de armazenamento como CD, DVD e Blu-ray e de cartões de memória.
No Windows , cada “drive” é identificado por uma letra (C:, D:, etc.)
Em geral, qualquer unidade de armazenamento ligada a um computador é um drive; embora o termo seja usado em produtos similares como armazenamento em nuvem (“Google Drive" por exemplo), ele está caindo em desuso e é menos comum de ouvir.
O que é Driver?
Driver é o termo usado para programas controladores de dispositivos ou componentes de um computador. Sua função é permitir que uma impressora, uma placa de vídeo, um modem Wi-Fi embutido na placa-mãe ou mesmo uma porta USB sejam reconhecidos pelo sistema operacional, como também fornecer meios para que eles funcionem corretamente. Neste tipo de uso, o termo “driver” faz sentido, já que o programa age como o “motorista” do dispositivo ou componente.
Cada periférico de um computador é controlado por um driver.
Geralmente, um componente novo de computador vem com um CD ou um link de acesso ao site do fabricante, onde os drivers podem ser baixados ou instalados.
Em outros casos, sistema operacionais como Windows, macOS ou Linux já trazem os drivers embutidos, bastando apenas liga-los e usa-los. O benefício é que o sistema pode atualizar os arquivos no site do fabricante logo que o periférico é reconhecido.
Afinal, Drive ou Driver?
Tanto “drive” quanto “driver” são termos em inglês e de uso correto, embora cada um signifique uma coisa totalmente diferente. Para não confundir mais:
- Drive: unidade de armazenamento ou leitor de discos e cartões de memória;
- Driver: controlador de um componente ou dispositivo de um computador.
Link: https://tecnoblog.net/303090/drive-ou-driver-para-nao-confundir-mais/
-
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos hardwares, mais especificamente quanto ao hardware utilizado por digitalizar documentos ou imagens e enviá-los ao computador.
A) Incorreta - Drivers são softwares de hardwares utilizados para permitir a comunicação entre o sistema operacional e o dispositivo. A título de exemplo, ao conectar um mouse novo no computador, novos drivers serão baixados para que o sistema operacional consiga interpretar os comandos realizados por esse dispositivo.
B) Incorreta – O “Joystick” é um controle utilizado em jogos.
C) Incorreta – Pixel se refere à menor unidade que compõe imagens.
D) Correta - O scanner é um hardware que tem como função digitalizar documentos, fotos ou imagens e transferi-los para o computador
Gabarito – Alternativa D.
-
GAB-D
scanner
Você pode ter tudo na vida, mas nunca terá um dinossauro.