SóProvas


ID
2680060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere a avaliação e mensuração dos itens do ativo imobilizado, julgue o item subsequente.


Enquanto o custo deduzido da depreciação, amortização ou exaustão, revisado periodicamente pela avaliação de recuperabilidade do valor investido, é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas, nas empresas agrícolas, os ativos biológicos devem, em geral, ser avaliados a valor justo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    PRINCIPAIS DEFINIFIÇÕES CONFORME CPC 29

     

    Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.

    Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.

    Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.

    Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

  • Gabarito "Certo"

     

    CPC 29

     

    12 . O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.

     

    30. Há uma premissa de que o valor justo dos ativos biológicos pode ser mensurado de forma confiável. Contudo, tal premissa pode ser rejeitada no caso de ativo biológico cujo valor deveria ser cotado pelo mercado, porém, este não o tem disponível e as alternativas para mensurá-los não são, claramente, confiáveis. Em tais situações, o ativo biológico deve ser mensurado ao custo, menos qualquer depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas.

     

     

    Em resumo, temos:

     

    Ativos Biólogicos com cotação no mercado: Mensuração a valor justo

     

    Ativos Biólogicos sem cotação no mercado: Mensuração ao custo

     

     

    Observe que a questões afirma "nas empresas agrícolas, os ativos biológicos devem, em geral, ser avaliados a valor justo". Porém, excepcionalmente, devem ser mensurados ao custo caso não tenham cotação no mercado.

     

     

    Sucesso!

     

     

     

  • Ótimo comentário, senhor Dexter.

  • Só complementado o Ótimo comentário do Dexter.

     

    Quando a questão afirma : " o custo deduzido da depreciação, amortização ou exaustão, revisado periodicamente pela avaliação de recuperabilidade do valor investido, é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas." , esse trecho tem por base o a Lei 6064 , art 183 , item V e o parágrafo terceiro.

     

    Lei 6404-

    Art 183 - No balanço , os elementos do ativo serão classificado segundo os seguintes critérios: 

    Item V - os  direitos classificados no imobilizado , pelo custo de aquisição , deduzido do saldo da respectiva conta se depreciação , amortização ou exaustão.

     

    Parágrafo terceiro - A companhia devera efetuar , periodicamente , análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível.

     

    Em resumo: 

     

    IMOBILIZADO ->

    Valor contabil = CUSTO DE AQUISIÇÃO - (DEPRECIAÇÃO +AMORTIZAÇÃO + EXAUSTÃO) ;

    sendo avaliado periodicamente, conforme o teste de recuperabilidade, se o valor contábil for superior ao valor recuperável ( maior entre o valor em uso e o valor de liquidação) , então faz o ajuste por perda de desvalorização , caso contrário ( valor contábil inferior ao valor recuperável) não procede à perda.

     

  • os ativos biológicos são ativos imobilizados? 

  • Gabarito Certo aos não assinantes. 

     

    CONCEITO DE ATIVOS BIOLÓGICOS: Conforme definição do CPC 29, ativo biológico é um animal e/ou planta, vivos e, segundo Ibracon, 2008, ativo biológico é tudo que nasce, cresce e morre. Portanto, à partir do momento que cessa ou termina a vida o ativo passa a ser considerado produto agrícola. Como exemplo, pode-se citar árvores da espécie mogno. Enquanto árvore na plantação trata-se de ativo biológico, já no momento em que esta árvore é cortada e transforma-se em madeira passa a ser um produto agrícola. Posteriormente, já serrada e/ou beneficiada, passa a ser produto resultante do processamento após a colheita.

     

    PRINCIPAIS DEFINIFIÇÕES CONFORME CPC 29

    **Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.

    **Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.

    **Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.

    **Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

     

    RECONHECIMENTO: Um ativo biológico deve ser reconhecido apenas quando a entidade controla o ativo como resultado de eventos passados, quando for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade e quando o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado confiavelmente.

     

    MENSURAÇÃO: Os ativos biológicos podem ser mensurados pelo seu valor justo diminuídos os gastos estimados para a sua venda. No entanto, se o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável, os ativos biológicos devem ser avaliados pelo seu valor de custo menos a depreciação acumulada ou perda por irrecuperabilidade.

     

    http://www.afixcode.com.br/blog/ativos-biologicos-conceito-mensuracao/

  • Felipe Paula, sob a luz das definições das classes de ativos, eu diria que depende:

     

    Se o ativo biológico (que é tangível) contribui para a manutenção da empresa e tem utilização maior do que 12 meses, deverá sim ser considerado ativo imobilizado. Ex: Uma vaca em uma empresa que produz leite.

     

    Agora, se o ativo biológico é o próprio produto da atividade da empresa (estoque), deverá ser classificado no ativo circulante. Ex: Uma vaca em uma empresa que vende carne.

     

    Ps. Se eu falei alguma besteira, favor mandar mensagem para correção.

  • PARA AGREGAR:

    Assim, como os estoques os ativos biológicos NÃO sofrem perdas por desvalorização.

  • Padrão cespe, se está incompleta é certa.

    Vejamos, se o ativo biológico for planta portadora deve ser tratado como imobilizado, ou seja, custo menos depreciação, no segundo caso, se não for planta portadora, a contrapartida deve ser avaliada no resultado

  • se eu vender um boi é receita, e as receitas são avaliadas pelo valor justo.CUIDADO GALERA.

  • Uma coisa que ninguém viu... A parte do ativos biológicos está correta, mas...

    Enquanto o custo deduzido da depreciação, amortização ou exaustão, (..) , é o critério de avaliação de ativos imobilizados ...

    Amortização e exaustão é avaliação de ativos imobilizados ?

    Comentem, por favor !

  • Entendo a questão como incorreta, uma vez que o ativo iINTANGÍVEL é quem deve ser amortizado, o ativo intangível é um subgrupo do não circulante e não integra o imobilizado. Conforme NBC TSP 08.

  • Enquanto o custo deduzido da depreciação, amortização ou exaustão, revisado periodicamente pela avaliação de recuperabilidade do valor investido, é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas, nas empresas agrícolas, os ativos biológicos devem, em geral, ser avaliados a valor justo.

    ===============

    Enquanto o custo é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas, nas empresas agrícolas, os ativos biológicos devem, em geral, ser avaliados a valor justo.

    ===============

    GERALMENTE:

    o custo é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas,

    o valor justo , geralmente, é o critério de avaliação dos ativos biológicos nas empresas agrícolas,

  • Questão confusa..."o custo deduzido da depreciação, amortização ou exaustão...é o critério de avaliação de ativos imobilizados na maior parte das empresas"

    Desde quando um imobilizado sofre amortização? Alguém me explica?