SóProvas


ID
2680231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da gestão de relacionamento e engenharia de requisitos, julgue o item seguinte.


Na especificação de requisitos, são estabelecidos uma escala de medição e os valores aceitáveis para cada requisito de usuário, tornando-o mensurável, ou seja, adicionando a ele um critério de aceitação.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Requisitos

    Tradicionalmente, os requisitos podem ser definidos em funcionais e não funcionais.

    1. Os Requisitos Funcionais são as descrições das diversas operações que clientes e usuários querem (conhecidos também como requisitos de usuário), ou precisam que sejam realizadas pelo sistema.

    2. Os Requisitos Não Funcionais são restrições ou atributos de qualidade de um software ou de um processo de desenvolvimento de software. É necessário que estes requisitos sejam considerados na fase inicial do processo de desenvolvimento de software. Recomendamos fortemente que os requisitos não funcionais sejam escritos na forma de Critérios de Aceite (vide Test White Paper Uma Abordagem de Construção e Testes orientada pelos Critérios de Aceite by Paulo Nannini).

    fonte: http://ibqts.com.br/uploads/conteudo/16/TestWhitePaperApresentandoumaTaxonomiadeRequisitos(4).pdf

    A Norma ISO / IEC 9126 define seis características de qualidade de software que devem ser avaliadas:

    Funcionalidade (finalidade do produto);

    Usabilidade (esforço para utilizar, aprender o produto);

    Confiabilidade (freqüência de falhas, recuperabilidade);

    Eficiência (característica relacionada ao desempenho);

    Manutenibilidade (esforço necessário para modificar);

    Portabilidade (capacidade de transferir o produto para outros ambientes).

  • Entendo que para estar certa, deveria ter especificado que era apenas para requisitos não-funcionais. Como vou estabelecer uma escala de medição para requisitos funcionais?

  • Para matar esta questão você deve se lembrar que todos os requisitos devem possuir critérios de aceitação, ou, uma definição de pronto. Se eles possuem critérios de aceitação, significa que sçao mensuráveis. Esta mensuração pode ser binária: pronto ou não pronto, aceito ou não aceito. 

  • Seguem abaixo dois trechos, e suas respectivas fontes, que encontrei sobre esse tema.

     

    Os requisitos não funcionais de sistema detalham os requisitos não funcionais de usuário, adicionando a eles critérios de aceitação.

    Fonte: Engenharia de Requisitos de Software - Análise de Requisitos - Jordana S. Salamon

     

    ... na especificação de requisitos de sistema, é importante transformar um requisito de usuário em um requisito mensurável, adicionando a ele um critério de aceitação.

    Fonte: Engenharia de Requisitos - Ricardo de Almeida Falbo - 2012

  • Para que se possa verificar a aderência do produto final de sistema de informação aos requisitos preestabelecidos, é necessário que se tenha uma maneira de medir. Nesse sentido, pode-se estabelecer uma escala de medição e valores dentro dessa escala em que se pode considerar que um requisito foi atendido. 

    Por exemplo, se definimos o requisito que um sistema deve ser de fácil usabilidade, como podemos definir se esse objetivo foi atingido? Precisamos criar métricas que permitam avaliar o grau de usabilidade do sistema, para somente então sabermos se ele satisfaz ou não esse critério.

  • "Se você não pode medir, você não pode gerenciar" P. Drucker