SóProvas


ID
2680246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue o próximo item.


Normalmente, as técnicas de decomposição usadas para estimativas de software baseiam-se na aplicação de fórmulas matemáticas derivadas em experimentos para prever esforço como uma função do tamanho do software.

Alternativas
Comentários
  • Modelos empíricos, tipicamente, usam fórmulas matemáticas, derivadas em experimentos, para prever esforço como uma função de tamanho (linhas de código ou pontos de função).

     

    https://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/NotasDeAula.pdf

     

    Técnicas de decomposição usam a abordagem “dividir e conquistar” para a estimativa de projetos de software. Pela decomposição de um projeto em suas funções principais e atividades relacionadas de engenharia de software, a estimativa de custo e esforço pode ser realizada passo a passo. Modelos empíricos de estimativa podem ser usados para complementar as técnicas de decomposição e oferecem por si mesmo uma valiosa abordagem de estimativa (PRESSMAN, 2006, p.524).

    http://www.fattocs.com/files/pt/livro-apf/citacao/FernandoMMora-2009.pdf

  • Gab> ERRADO

    Normalmente, as técnicas de decomposição usadas para estimativas de software baseiam-se na aplicação de fórmulas matemáticas derivadas em experimentos para prever esforço (Funcionalidades) como uma função do tamanho do software.

    Análise de Ponto de Função é uma técnica de medição do tamanho funcional de um software. Essas funções são operações extraídas dos requisitos funcionais gerados a partir da visão do usuário1 . A partir dessa medição é possível estimar o esforço para implementação do sistema utilizando Ponto de Função que é a unidade de medida desta técnica. APF tem por definição medir o que o software faz, e não como ele foi construído, portanto o processo de medição é fundamentado em uma avaliação padronizada dos requisitos lógicos do usuário