SóProvas


ID
2680933
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.

                                    (José Murilo de Carvalho. Os bestializados, 1987.)

O texto afirma que a consolidação do Rio de Janeiro como “o centro da vida política nacional” ocorreu com

Alternativas
Comentários
  • Questão dada, pois a resposta tá no texto: "quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional." 

  • Resolução : Superada a difícil conjuntura do Período Regencial, a consolidação do Império Brasileiro, ocorrida na primeira década do Segundo Reinado, fez do Rio de Janeiro a capital efetiva do Império, graças sobretudo ao caráter centralizador da estrutura do Estado. A essa preeminência política, deve-se acrescentar a prosperidade econômica da vizinha (e não propriamente “adjacente”) província de São Paulo, em função do boom da cafeicultura