-
Certo
TIPOS DE INVENTÁRIOS FÍSICOS
Transferência de responsabilidade:
Contagem realizada porque houve a mudança de gestor da unidade.
Inicial: Quando é criada uma nova unidade gestora.
Extinção/ Transformação: Extinção/ Transformação da unidade.
Eventual: Feito a qualquer momento.
Anual: Comprovar a quantidade dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora.
-
Os tipos de Inventários Físicos são:
--------------------------------------------------------
a) anual - destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
b) inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
c) de transferência de responsabilidade - realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
d) de extinção ou transformação - realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
e) eventual - realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador
-
Mais alguns tipos de inventários, segundo o professor Ronaldo Fonseca/Estratégia Concursos:
a) Inventário Geral ou Periódico: Estes são feitos no final do exercício fiscal, e a contagem e verificação se faz de uma única vez para todos os itens do estoque ou patrimônio. Como você deve ser capaz de imaginar, isto levará um tempo considerável para ser feito, e desta forma, a execução do inventário geral normalmente paralisa as atividades da área inventariada. É o famoso fechado para balanço! Com certeza você já ouviu essa expressão, não é mesmo? Uma expressão popular utilizada quando as empresas paralisam as suas atividades para fazer o inventário, mas atenção: essa é apenas uma expressão popular que nada tem a ver com o balanço patrimonial da empresa.
b) Inventário Dinâmico: É o processo de contagem de física de um item sempre que este atinge alguma situação pré-definida.
c) Inventário por Amostragem: É empregado em procedimentos de auditoria, utilizando-se uma abordagem estatística. São contados apenas alguns itens que represente uma boa amostra do universo de itens da empresa e, pelo resultado da amostragem, avalia-se se os métodos de controle estão sendo bem executados.
d) Inventário Rotativo: É a contagem física, feita de maneira contínua dos itens do estoque, programado de modo que os itens sejam contados, de acordo com a sua popularidade e com uma frequência pré-determinada. A vantagem do método está justamente em não paralisar a atividade da instituição, além da monitoração contínua dos índices de acuracidade. O inventário rotativo tem mais uma vantagem. Caso a empresa combine algum método de classificação de materiais (por exemplo, a classificação ABC), poderá fazer com que alguns grupos de itens sejam verificados mais vezes do que outros.
-
CERTO
Inventário de transferência de responsabilidade - realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
IN 205/88
-
Certo! este faz inventário para ter conhecimento do que tem.
-
Gabarito''Certo''.
Conforme a IN nº 205/1988 (Sedap):
8.1. Os tipos de Inventários Físicos são:
a) anual;
b) inicial;
c) de transferência de responsabilidade - realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
d) de extinção ou transformação;
e) eventual.
Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!