SóProvas


ID
2681662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.


Os atuais provedores de informação adotam princípios deontológicos originalmente estabelecidos para o profissional jornalista.

Alternativas
Comentários
  • O que é Deontologia:

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    Os jornalistas tem um código deontológico. Já os atuais provedores de informação, além de não utilizarem os mesmos princípios - tendo seu próprio código - muitas vezes nem mesmo se importam com as questões éticas.

  • Os provedores de informação têm seus próprios princípios deontológicos, a exemplo da ANJ: https://www.anj.org.br/site/institucional/codigo-de-etica-e-autorregulamentacao.html

  • (SITE MIGALHAS-MARCO CIVIL)

    Provedor de Backbone ou Provedor de Estrutura. Ele é a pessoa jurídica proprietária das redes capazes de administrar grandes volumes de informações, constituídos por roteadores de tráfego interligados por circuitos de alta velocidade. O marco civil da internet não faz referência a este provedor, afinal o usuário final da internet dificilmente terá alguma relação jurídica direita com ele. No Brasil, a Telebras (www.telebras.com.br) é o principal provedor de estrutura.

    Provedor de Acesso ou Provedor de Conexão é a pessoa jurídica fornecedora de serviços que consistem em possibilitar o acesso de seus consumidores à internet. Em nosso país os mais conhecidos são: Net Virtua, Brasil Telecom, GVT e operadoras de telefonia celular como TIM, Claro e Vivo...

    Provedor de Hospedagem, por sua vez, é a pessoa jurídica fornecedora de serviços que consistem em possibilitar o armazenamento de dados em servidores próprios de acesso remoto, permitindo o acesso de terceiros a esses dados, de acordo com as condições estabelecidas com o contratante do serviço.

    Provedor de Conteúdo é toda pessoa natural ou jurídica que disponibiliza na internet as informações criadas ou desenvolvidas pelos provedores de informação (ou autores), utilizando servidores próprios ou os serviços de um provedor de hospedagem para armazená-las. São diversos os exemplos de provedores de conteúdo, já que englobam desde pessoas naturais que mantêm um website ou blog pessoal a grandes portais de imprensa.

    Finalmente, o Provedor de Informação é o efetivo autor da informação. Doutrinariamente a melhor nomenclatura para este agente é, simplesmente, autor.

    Assim, a pessoa natural que mantenha um website, ou mesmo uma conta em uma rede social, é um provedor de conteúdo. Se esta mesma pessoa insere informações no site, ela passa a ser, também, um provedor de informação ou autor.

    MARCO CIVIL DA INTERNET: lei 12.965/14