-
Hipertexto foi um termo cunhado por Ted Nelson, em 1963, para referir-se a documentos em que o usuário traça sua própria rota de navegação, de forma não linear, sem a necessidade de seguir um começo, meio e fim. Cada documento pode conter links que levem a outros documentos, que por sua vez conduzam a mais outros e assim por diante.
-
Acho estranho dizer isso. Numa pesquisa rápida encontrei num artigo científico:
"No objeto desta pesquisa, o YouTube, encontram-se características hipertextuais; quando se clica em um vídeo de um determinado assunto ou de acordo com o título, automaticamente o site disponibiliza vídeos semelhantes aos escolhidos facilitando a navegação, porém não de forma sequencial e linear. Não se sabe onde vai ter fim enquanto houver links."
Acho que o Youtube tem sim características hipertextuais. Durante a exibição de um vídeo é possível disponibilizar links para outros canais, outros vídeos. Isso não seria hipertextualidade? Aquela questão que eu entraria com recurso...
-
Eu repondi errado na primeira vez porque acredito que o Youtube tenha caracteristicas hipetextuais. Você é levado de um vídeo a outro, tanto pelo aplicativo/site quanto pelo proprio criador, que indica um video dele mesmo para complementar o assunto e deixa o link disponível. Acho que caberia recurso sim.
-
Eu creio que para o Youtoube o termo hipermídia se enquadre melhor. De modo que marquei "Errado".
-
É preciso muito cuidado para não confundir hipertexto com hipermidia.
Youtube, por exemplo, tem tudo a ver com hipermidia, mas nada a ver com hipertexto (que tem a ver com TEXTO).
Já a Wikipedia tem a ver com os dois.
(Ao menos é assim que entendo, mas na verdade vejo muito "hipertexto" escrito onde deveria estar "hipermidia")
-
Questão caberia recurso por não ser clara, youtube também é reconhecido por sua capacidade hipertextual, principalmente hoje, onde podemos acessar links na descrição do vídeo ou no próprio vídeo, que podem levar para textos ou outros vídeos. Youtube não é só vídeo, é hipertexto, é hipermídia. Além disso, posso fazer um vídeo lírico com apenas texto no youtube. Essa questão cairia pela falta de clareza. Acho que wikipedia e youtube são reconhecidos por serem hipermídia e não por hipertexto.
-
Fiz essa prova, entrei com recurso argumentando que também há hipertexto no Youtube, mas não foi acatado.
-
Youtube tem hipertextos sim, inclusive DENTRO dos vídeos muitas vezes. Isso sem contar o uso da descrição do vídeo, bastante usado para referências e outros assuntos.
-
Diante alguns comentários e este texto http://apconcursos.blogspot.com/2014/09/multimidia-hipertexto-e-hipermidia.html
acredito que o termo correto seria hipermídia.
-
COMENTÁRIO DA CESPE:
Gabarito: Errado
O Termo Hipertextualidade faz referência ao conteúdo escrito e disponibilizado na forma de Hipertexto. A linguagem de Hipertexto (HTML) é a linguagem usada para construir as páginas da Web. Então podemos fazer referencia a hipertextualidade como sinônimo de conteúdo disponibilizado através de páginas. A Wikipédia e o Youtube são exemplos de conteúdo disponibilizado através de páginas, ou seja, uma aplicação de Hipertextualidade.
''Estudar para concurso é uma fila, se você não sair dela(se não parar de estudar), a fila anda, e uma hora chega a sua vez''.
#Deusnafrentesempre
-
TEC:
O hipertexto é uma marcação no qual a informação é apresentada sob a forma de link interativo remetendo para novos arquivos e informações. A Wikipédia é um exemplo reconhecido pela hipertextualidade aplicada. O Youtube é restrito e tem sua importância como canal hipermidiático.
-
Provavelmente a banca quis trabalhar o conceito de Wikis e acabou fazendo de um jeito muito trapalhão. Pena não terem alterado o gabarito.
-
Creio que o YouTube tem sim hipertextualidade, mas não é por isso que ele é reconhecido. Já o Wikipédia, sim.