-
A intensidade do golpe de aríete é proporcional à variação da vazão. Logo, sendo selecionadas válvulas com fechamento mais lento e, em edificios muito altos, válvulas redutoras de pressão, diminuirá ou evitará o golpe de aríete.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
CORRETO
Complementando:
O golpe de aríete é um pico de pressão causado por uma alteração súbita na velocidade do caudal na tubagem. Este fenômeno é denominado "golpe de aríete" porque os picos de pressão são frequentemente acompanhados por um ruído que dá a impressão de haver algo semelhante a um aríete a bater na tubagem.
-
GOLPE DE ARÍETE:
Definições cobradas por outras bancas...
-> Impacto sobre todo o sistema hidráulico causado pelo retorno da água existente na tubulação de recalque, quando da parada da bomba. Este impacto, quando não amortecido por válvula(s) de retenção, danifica tubos, conexões e os componentes da bomba.
-> Uma súbita interrupção do fluxo de água, através de uma tubulação ou mangueira (da bomba ao esguicho, do esguicho à bomba.) sendo que esta foi instantaneamente multiplicada, causando danos aos equipamentos hidráulicos e as bombas de incêndios.
-> O golpe de aríete é um fenômeno caracterizado pelo aumento brusco na pressão dentro de uma tubulação. Ocorre quando há uma coluna de água funcionando em alta velocidade e se faz uma brusca interrupção no abastecimento através do fechamento rápido de uma válvula. Esse efeito danoso pode ser evitado, por exemplo, com a instalação de válvulas de fechamento lento.
-> A definição de golpe de aríete é a seguinte: são as variações de pressão decorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechamento de válvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção e controle, parada de turbinas hidráulicas e ainda de bombas causadas por queda de energia no motor. Isto quer dizer que o golpe de aríete ocorre quando se aumenta ou diminui a vazão, porém de uma maneira suficientemente rápida para que as forças elásticas do líquido e do conduto sejam mobilizadas, dando origem a ondas depressão que se propagam ao longo do conduto causando violentos ruídos. Esse fenômeno costuma danificar as tubulações e bombas.
-> Isso acontece, por exemplo, quando uma válvula é fechada muito rapidamente e o fluxo bloqueado. Essa situação provoca um vácuo imediatamente à jusante da válvula, pois o fluxo não cessa no instante do fechamento da válvula, sendo que toda a coluna de fluído retorna contra a válvula gerando uma onda de choque.
-> O golpe de aríete provoca ruídos altos, parecidos com marteladas em metal, e pode ocasionar danos ou rompimento de tubulações.
-> O golpe de aríete é o choque violento que se produz sobre as paredes da tubulação quando o movimento de um volume de água se detém ou é modificado bruscamente. Sua intensidade depende diretamente do tempo de fechamento das válvulas, da pressão e da velocidade da água e constitui, no caso dos tubos de PVC, o principal problema em instalações prediais.
-
O golpe de aríete é à variação da pressão acima e abaixo do valor de funcionamento normal dos condutos forçados, em conseqüência das mudanças das bruscas na velocidade do líquido, decorrentes de manobras dos registros de regulagem das vazões.
Como evitar:
a) Limitação da velocidade nos encanamentos, de modo a manter Umáx = 0,6 + 1,5D;
b) Fechamento lento de válvulas e registros;
c) Emprego de válvulas ou dispositivos mecânicos especiais cujas descargas impedem valores excessivos da pressão, como “válvulas de alívio”;
d) Construção de “chaminés de equilíbrio” (stand-pipe) ou “câmaras de ar comprimido”.
-
O efeito de súbitas alterações de pressão (choques de pressão) em tubulações ou outros equipamentos é geralmente conhecido como golpe de aríete. Os esforços causados por tais choques de pressão é freqüentemente muito maior que os esforços aos quais os equipamentos estão normalmente sujeitos. A onda de choque, que viaja com a velocidade do som, pode causar deformações ou mesmo ruptura de equipamentos. Um golpe de aríete é reconhecido por ruídos violentos. Há dois tipos de golpes de aríete: Golpe de aríete hidráulico em instalações com líquidos frios; Golpe de aríete térmico em unidades de vapor/condensado e sistemas de água quente. Em instalações com líquidos quentes, ambos os tipos de golpe de aríete podem ocorrer.
Origem do golpe de aríete hidráulico Se uma tubulação é fechada muito rapidamente por uma válvula, o movimento da coluna do líquido à montante da válvula de bloqueio é subitamente interrompido. A força da inércia produz um choque de pressão. Como líquidos são praticamente incompressíveis, este choque se propaga em todas as direções. Imediatamente à jusante da válvula de bloqueio, o fluxo não cessa instantaneamente e forma-se um vácuo. O líquido, em conseqüência, retorna (efeito rebote) contra a válvula de bloqueio e forma uma onda de choque. Esta onde viaja de um lado a outro e gradualmente perde sua intensidade.
O golpe de aríete é primordialmente causado por: a) Instalação incorreta de válvulas e equipamentos e disposição imprópria da tubulação. b) Manipulação de válvulas por pessoal não qualificado. c) Equipamento inadequado ou incorretamente dimensionado. d) Equipamento defeituoso.
A intensidade do golpe de aríete depende da extensão da superfície de contato entre o vapor e a água, a velocidade do vapor e/ou água e da diferença de temperatura entre a água e o vapor.
Medidas a tomar contra golpes de aríete:
Choques de pressão formados pelo fechamento rápido de tubulações contendo líquidos podem ser calculadas ou determinadas por meios gráficos. É possível permitir tolerâncias para forças de atrito e do módulo de elasticidade do líquido e dos materiais utilizados. Estes choques de pressão podem ser absorvidos pelo correto dimensionamento de válvulas e tubulações. Podem ser diminuídos pelo uso dos chamados vasos amortecedores, conforme utilizados com bombas do tipo pistão. Não se consegue calcular exatamente os choques de pressão resultantes de golpes de aríete térmicos. Isto tem que ser levado em consideração quando do projeto e operação de uma planta. Golpes de aríete somente podem ser evitados se a planta for corretamente disposta, dimensionada e operadas de forma competente e responsável. O ideal é construir uma planta de forma que não possa ocorrer o golpe de aríete. Se isto for impossível de se obter, deverão ser utilizados equipamentos que efetivamente amorteçam este efeito.
-
A questão exigiu conhecimento a respeito dos
componentes do sistema predial de águas frias, em especial da válvula de
descarga para prevenção do golpe de aríete.
O golpe de aríete é causado pela interrupção brusca do
escoamento de fluidos que provoca a elevação rápida da pressão em condutos
forçados. Normalmente, esse fenômeno está associado à operação rápida de
válvulas de descarga e pode ocasionar rompimentos nas tubulações e barulhos
excessivos.
Segundo Creder (2012), várias medidas podem ser tomadas, para
evitar o golpe de aríete dentre elas:
- Regular as válvulas de descarga
para fechamento lento;
- Limitar a velocidade do líquido;
- Instalar válvulas de alívio, válvulas
redutoras de pressão ou "caixas de quebra-pressão" em trechos
que a pressão ultrapassa a pressão máxima estabelecida pela norma.
Dessa forma, a assertiva acerta ao dizer que uma das opções para evitar
o gole de aríete é a instalação de válvulas de descarga com fechamento mais
lento.
Gabarito do Professor: CERTO.
Fonte:
Creder, Hélio; Instalações hidráulicas e sanitárias - 6ª Edição - Rio de
Janeiro: LTC, 2012.
-
As soluções existentes para a eliminação do golpe de aríete são as seguintes:
1) redução da velocidade do líquido aumentando-se o diâmetro do conduto;
2) aumentando-se o tempo de fechamento das válvulas de descarga;
3) instalação de câmaras de ar comprimido que proporcionam o amortecimento do golpe e
4) chaminés de equilíbrio.
Universidade Federal de Ouro Preto