SóProvas


ID
2681839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.


Os detectores de chama são recomendados para uso em áreas abertas ou semiabertas, por funcionarem melhor que os detectores de fumaça e de temperatura.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: CORRETO

    Gabarito definitivo: CORRETO

     

    adendo 09/06: este comentário permanecerá aqui apenas para fins de contexto. Atualmente discordo deste comentário. Vide comentário meu mais recente.

    Gabarito preliminar apontado pela banca é discordado pela ABNT NBR 17240/2010: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos.


    Primeiramente cabe salientar que foi julgado como correto, no gabarito preliminar da banca, que “os detectores de chama são recomendados para uso em áreas abertas ou semi-abertas, por funcionarem melhor que os detectores de fumaça e de temperatura”.

    Observa-se tal afirmativa:
    I. É INDIFERENTE (grifei) a presença de vento nas áreas abertas e semi-abertas para que os detectores de chama sejam recomendados;
    II. Não obstante a indiferença à presença do vento em áreas abertas ou semi-abertas, detectores de fumaça e temperatura FUNCIONAM (grifei) de maneira pior que detectores de chama.


    Segundo a NBR supra, em seu item 5.4.3.1, os detectores de chama “são recomendados nas seguintes aplicações:
    a)(...)
    b) áreas abertas ou semi-abertas ONDE VENTOS PODEM DISSIPAR A FUMAÇA E CALOR, IMPEDINDO A AÇÃO DOS DETECTORES DE FUMAÇA E TEMPERATURA (grifei).”


    Observando-se o extrato supra e confrontando-o com as observações I e II, notam-se duas divergências, pois, segundo extrato supra da NBR 17240/2010:
    A. É NECESSÁRIA (grifei) a presença de vento nas áreas abertas e semi-abertas para que os detectores de chama sejam recomendados;
    B. Quando há ventos que podem dissipar a fumaça e o calor em áreas aberta ou semi-abertas, detectores de fumaça e temperatura NÃO FUNCIONAM (grifei).

    _____________

    @Pudim_ Concurseiro 30 de Maio de 2018, às 11h29

    Muito obrigado. Coincidentemente estava justamente pensando nisso. Encontrei erro em 8 questões nas quais a banca não havia encontrado erro no gabarito preliminar, e, no definitivo, anulou uma e mudou gabarito de outra. Assim, concluo que meu nível de percepção de erros se demonstra inadequado.

     

    Esta minha técnica é a sugerida pelo professor-ministro-substituto do TCU André, no curso dele - porém é aplicada à técnica legislativa. Tentei, por minha conta, aplicar em 3 provas de engenharia e em duas foi desastroso (EBSERH e TCM-BA, fui nem classificado) e em outra, deu-me 2 questões no saldo (de 150).

     

    Vide curso gratuito no site dele (Andre), Cathedra, no qual introduz a percepção, julgando-se apenas 3 itens: contexto, verbo e termos técnicos. Apesar dos meus resultados, creio que o curso é muito bom.

     

    A técnica ensinada é tão válida no âmbito legislativo que a única questão que o gabarito foi modificado a meu favor é assente em Lei (LC 116/03). Demais questões que reclamei são normas de engenharia.

     

    Voltando... nesta questão, por exemplo, julguei o contexto errado. Perdi. Aparentemente a máxima de que "incompleto não é errado para o CESPE" possui maior validade que a percepção de um erro.

  • CORRETA

     

    Os detectores de chama são recomendados nas seguintes aplicações:

     b) áreas abertas ou semi-abertas onde ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação dos detectores de fumaça e temperatura

  • Cuidado com o preciosismo caro amigo.... Vejo inúmeros comentários em outras questões onde discorda do gabarito por querer achar uma brecha.

    As questões devem ser respondidas naquilo que ela pergunta de forma direta.

  • Onde tem na norma que os detectores de chama funcionam melhor que os detectores de fumaça e temperatura? Esse pessoal que elabora a prova da CESPE está fumando um baseado ao elaborar as questões. Cuidado com incendio!

  • Gabarito - Certo

    Esta questão gerou certa polêmica entre os amigos, entretanto não vejo motivo dado que foi cobrada a literalidade da norma NBR 17240 - Sistemas de detecção e Alarme de Incêndio.

    5.4.3.1 Os detectores de chama são recomendados nas seguintes aplicações:

    a) áreas onde uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hangares, áreas de produção petroquímica, áreas de armazenagem e transferência de materiais infl amáveis, instalações de gás combustível, cabines de pintura ou áreas com solventes infl amáveis;

    b) áreas abertas ou semi-abertas onde ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação dos detectores de fumaça e temperatura.

     

    "Não pare até se Orgulhar."

  • Teve uma época que estava fazendo igual o Rayol, porém é frustante, pois a banca não cede de forma alguma...o cespe procura sempre induzir o candidato a um raciocínio lógico diante de um mar de relatividade na engenharia civil, pois até as normas entram em contradição! Por isso, acho que é de grande valor impor a lógica antes do conhecimento, pois quanto mais se estuda mais agoniantes parecem as questões do cespe!!

  • Senhores,

    e senhoras e demais gêneros

     

    Gabarito definitivo: CORRETO

    gabarito correto: CORRETO

     

    obtive resposta de ente competente. Por ter sido resposta pessoal, não posso informar a fonte, mas posto justificativa abaixo, com pequenas modificações

     

    justificativa:

    O contexto do enunciado indicava que os detectores de chama funcionariam melhor em áreas abertas e semiabertas porque os ventos tendem a dissipar a fumaça, de modo que funcionam melhor que os detectores de fumaça e de temperatura, coadunando com NBR respectiva.

     

  • Acabando com a mística de "onde há fumaça, há fogo" kkkkkkk

  • Sistemas de detecção e Alarme de Incêndio.

    5.4.3.1 Os detectores de chama são recomendados nas seguintes aplicações:

    a) áreas onde uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hangares, áreas de produção petroquímica, áreas de armazenagem e transferência de materiais infl amáveis, instalações de gás combustível, cabines de pintura ou áreas com solventes infl amáveis;

    b) áreas abertas ou semi-abertas onde ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação dos detectores de fumaça e temperatura.

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA. 

  • Os detectores de chama são capazes de identificar a radiação emitida pelas chamas. A NBR 17240:2010  (Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos) recomenda o uso de detectores de chama nos seguintes locais:

    a) áreas onde uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hangares, áreas de produção petroquímica, áreas de armazenagem e transferência de materiais inflamáveis, instalações de gás combustível, cabines de pintura ou áreas com solventes inflamáveis;

     

    b) áreas abertas ou semi-abertas onde ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação dos detectores de fumaça e temperatura.

    Logo, os detectores de chama são recomendados para uso em áreas abertas ou semiabertas, por funcionarem melhor que os detectores de fumaça e de temperatura, pois nessas áreas ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação destes detectores.

     

    Gabarito: Certo (C).

  • O projeto de prevenção e combate a incêndio consiste na concepção de sistemas passivos e ativos para, respectivamente, prevenir a ocorrência de incêndios e combater os que estão ocorrendo. Para tanto, o projeto especifica uma infraestrutura dotada de extintores, mangueiras, hidrantes, iluminação de emergência, detectores de fumaça, de temperatura e de chama, corrimãos, sinalizações, etc.

     

    Nesse contexto, os detectores de fumaça são dispositivos responsáveis por detectar automaticamente um incêndio por meio da fumaça gerada pelo mesmo e, com isso, emitir um aviso sonoro e/ou visual. Analogamente, o detector de chama identifica a radiação emitida por chamas em um incêndio; e o detector de temperaturas é sensível a variações bruscas de temperatura.

     

    A norma ABNT NBR 17240 (2010) trata sobre detectores de chama em sua seção 5.4.3, estabelecendo, dentre outras coisas, que:

     

    5.4.3 Detectores de chama

     

    São instalados em ambientes onde se deseja detectar o surgimento de uma chama. Sua instalação deve ser executada de forma que seu campo de visão não seja impedido por obstáculos, para assegurar a detecção do foco de incêndio na área por ele protegida. Os detectores de chama devem cobrir a área protegida de for ma que não haja pontos encobertos onde uma possível chama possa ser gerada.

     

    5.4.3.1 Os detectores de chama são recomendados nas seguintes aplicações:

     

    a) áreas onde uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hangares, áreas de produção petroquímica, áreas de armazenagem e transferência de materiais inflamáveis, instalações de gás combustível, cabines de pintura ou áreas com solventes inflamáveis;

     

    b) áreas abertas ou semiabertas onde ventos podem dissipar a fumaça e calor, impedindo a ação dos detectores de fumaça e temperatura."

     

    Portanto, conforme alínea b) do item 5.4.3.1, os detectores de fumaça são recomendados para áreas abertas ou semiabertas, visto que em tais áreas os ventos podem dissipar a fumaça e o calor, fazendo com que detectores de fumaça e de temperatura não operem corretamente. Logo, a afirmação do enunciado está correta.

     

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 17240: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.