SóProvas


ID
2681995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da aritmética computacional, da gerência de memória e dos sistemas de arquivos.


Uma das técnicas mais complexas para o gerenciamento do uso de memória é o mapa de bites, que consiste em manter uma lista encadeada de segmentos de memória alocados e disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • mapa de bits != lista encadeada

  • Gerenciamento de memória:

     

    - Mapa de Bits

    -- Divide a memória em unidades de alocação.

    -- Cada unidade corresponde a 1 bit no "mapa de bits" (livre =0, ocupada =1).

    -- Quanto menor a unidade de alocação, maior o mapa de bits (inversamente proporcional).

    -- É uma técnica simples em quantidade fixa de memória.

     

    - Listas Encadeadas

    -- Segmentos de memória alocados e disponíveis.

    -- A lista de segmentos é ordenada por endereços.

    -- Vantagem de atualização rápida e simples.

    -- first-fit, best-fit, worst-fit, quick-fit, next-fit são algoritmos de alocação deste tipo.

     

    Fonte: Tanembaum - Sistemas Operacionais Modernos - cap 3 - gerência de memória.

     

    @papirobizurado

  • A forma mais simples e mais utilizada para implementar a estrutura de gerenciamentos dos espaços livres em disco é a utilização de mapas de bits, em que cada bloco do disco é representado por um bit (0 indica um bloco livre, 1 indica um bloco ocupado).

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Errada.

     

    Quando a memória é alocada dinamicamente, o sistema operacional deve gerenciá-la. Em termos gerais existem duas maneiras de fazer isso: MAPA DE BITS e LISTA ENCADEADA.

     

    Mapa de bits: nesse método a memória é dividida em unidades de alocação. Associado a cada unidade de alocação existe um bit no mapa de bits, o qual vale 0 se a respectiva unidade de alocação estiver disponível e 1 se estiver ocupada. O tamanho da unidade de alocação é um item importante no projeto. Quanto menor a unidade de alocação, maior será o map de bits. Contudo, mesmo uma unidade de alocação pequena quanto 32 bits de memória necessitará de somente 1 bit no mapa de bits. Assim, uma memória com 32 N bits usará um mapa de N bits, de modo que mapa de bits ocupará somente 1/33 da memória. Além disso, o mapa de bits é uma maneira simples de gerenciar alocação de memória, pois o tamanho desse mapa só depende do tamanho da memória e da unidade de alocação. O principal problema desse técnica é que, quando se decide carregar na memória um processo com tamanho de K unidades, o gerenciador de memória precisa encontrar um espaço disponível na memória procurando no mapa de bits uma sequência de K bits consecutivos em 0. Essa operação de busca de 0s é muito lenta, o que constitui um argumento contra os mapas de bits.

     

    Lista encadeada: outra maneira mais evoluída de gerenciar o uso de memória é manter uma lista encadeada de segmentos de memória alocados e de segmentos de memória disponíveis. Um segmento é uma área de memória alocada a um processo ou uma área de memória livre situada entre áreas de memória de dois processos.Quando segmentos de memória alocados a processos e segmentos de memória livres são mantidos em lista ordenada por endereço, é possível utilizar diversos algoritmos para alocar memória a um processo. O algoritmo mais simples é o first fit. 

     

    Sistemas Operacionais Modernos, TANENBAUM A. 2 Ed.

  • GABARITO: ERRADO

    Uma das técnicas mais complexas para o gerenciamento do uso de memória é A LISTA ENCADEADA, que consiste em manter uma lista encadeada de segmentos de memória alocados e disponíveis.