-
Gabarito: Correta
Isto tem haver com o conceito de VLAN "Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados. Uma VLAN também torna possível colocar em um mesmo domínio de broadcast, hosts com localizações físicas distintas e ligados a switches diferentes. Um outro propósito de uma rede virtual é restringir acesso a recursos de rede sem considerar a topologia da rede, porém este método é questionável e improvável."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN
-
a ver
-
A constituição de VLANs numa rede física, pode dever-se a questões de:
- Organização – diferentes departamentos/serviços podem ter a sua própria VLAN. De referir que a mesma VLAN pode ser configurada ao longo de vários switchs, permitindo assim que utilizadores do mesmo departamento/serviço estejam em locais físicos distintos (ex. Utilizador A – Polo 1, utilizador B – Polo2) da mesma instituição;
- Segurança – Pelas questões que já foram referidas acima, ou por exemplo para que os utilizadores de uma rede não tenham acesso a determinados servidores;
- Segmentação – Permite dividir a rede física, em redes lógicas mais pequenas e assim tem um melhor controlo/gestão a nível de utilização/tráfego;
Para finalizar, apenas referir que podemos configurar várias VLANs num mesmo switch criando assim vários domínios de broadcast – o tráfego de uma VLAN não é enviado para outra VLAN. Para que tal aconteça é necessário que haja encaminhamento (por exemplo através de um router
FONTE: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/redes-sabe-o-que-uma-vlan/
-
SÃO VLANs
elas dividem uma rede LAN em grupos lógicos permitindo que o mesmo computadores ligados possam formar uma rede
-
Uma rede lógica, também conhecida como uma rede virtual pode ser chamada de VLAN (Virtual Local Area Network). Várias VLANs podem coexistir em um mesmo computador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de transmissão separados.
Muitas vezes, é necessário criar redes virtuais dentro de uma mesma rede local para separar departamentos ou grupos de usuários dentro de uma organização, cada qual com suas configurações de acesso personalizadas. Item certo.
PROF. Erion Monteiro
-
nesse caso, o SWITCH poderia ligar essas redes DISTINTAS (duas VLANS).
Um texto um pouco nada a ver com a questão, mas quero postar aqui anyway, pq fodac:
"Sempre que os hosts de um VLAN precisam se comunicar com os hosts de outro VLAN, o tráfego deve ser roteado entre eles. Isto é conhecido como o roteamento entre VLANs. Nos switches, a configuração é feita com a criação de interfaces de Camada 3."
fonte: https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/inter-vlan-routing/41860-howto-L3-intervlanrouting.html
-
Outras questões, comentadas pelos alunos, para afiar o machado viking:
VLANs têm por finalidade segmentar os domínios de broadcast e colisão. (E) (VLAN segmenta broadcast. A VLAN é criada sob switchs, a switch já isola colisão)
Em uma organização que dispõe de uma rede de comunicação com 30 computadores interconectados, deve-se estabelecer uma VPN para separá-los em duas redes virtuais distintas. (E) ( VPN não separa em redes virtuais distintas, quem faz isso é a VLAN. A questão também erra ao dizer que "deve" ser criada uma VPN (VLAN, na verdade), quando na verdade não há tal obrigação.)
O padrão IEEE 802.1q possui dois campos de 2 baites cada: o primeiro representa o ID de protocolo da VLAN, e o segundo é dividido em 3 subcampos. (C) (O padrão IEEE 802.1q possui 4 bytes (baites como a cespe adora usar), que são divididos em 2 campos, cada um possuíndo 2 bytes: O primeiro campo o TPID(tag protocol ID). O segundo campo dividido em PCP(código de prioridade, 3 bits); CFI(Indicador Canonical, 1 bit), VID(Indentificador de VLAN, 12 bits))
-
GAB C
Sim, por exemplo: suponha uma presença de switch com poucas portas.
Elas podem ser divididas em pares. Fisicamente, trata-se apenas de uma rede. Mas, logicamente, é possível dividi-las em L1 e L2
PDF GRAN
-
Gabarito certo, isso é possível com o uso de uma VLAN, fazendo a segregação de redes.
-
-
CORRETO.
A Rede de Área Local (LAN - Local Area Networks) é definida como uma rede de computadores utilizada para conectar e transmitir dados entre dispositivos localizados em uma área local e pode ser chamada de VLAN (Virtual Local Area Network).
A VLAN é uma rede virtual logicamente independente que permite dividir uma rede local criando domínios de broadcast (mensagem enviada para todos os destinos).
Ela é uma rede fechada e restrita ao ambiente de uma empresa, por exemplo. É como se fosse a rede de nossa casa, bem como a rede do andar de um prédio ou a rede de um órgão localizado em um único espaço físico.
Portanto, é a classificação mais comum, pois é esta que utilizamos em nossa residência, sala de aula, escritórios, etc. Utiliza geralmente a tecnologia Ethernet. Possui como características:
- Alta taxa de transmissão (Gbps, Mbps);
- Baixa taxa de erros e retransmissões;
- Baixo custo de cabeamento;
- Utiliza-se geralmente das topologias em estrela, anel ou barramento;
- Por possuírem tamanho limitado, o gerenciamento é facilitado pois há o devido conhecimento dos limites e gargalos na rede em um ambiente controlado.
FONTE:
CASTRO, André. Tecnologia da Informação – Redes e Segurança, p. 22 Estratégia Concursos.
-
Uma rede lógica, também conhecida como uma rede
virtual pode ser chamada de VLAN (Virtual Local Area
Network). Várias VLANs podem coexistir em um mesmo
computador (switch), de forma a dividir uma rede local
(física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de
transmissão separados. Muitas vezes, é necessário criar
redes virtuais dentro de uma mesma rede local para separar
departamentos ou grupos de usuários dentro de uma
organização, cada qual com suas configurações de acesso
personalizadas.