SóProvas


ID
2682283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito das demonstrações financeiras.


Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil.

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.404 Art. 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

  • Complementando a resposta anterior: Um exemplo claro é uma fábrica de aviões de grande porte. Este exemplo pode ajudar na hora da prova! Como o ciclo operacional para produção de uma aeronave é superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante não terá por base o ano civil. Terá por base a duração do ciclo operacional da empresa. 

  • ERRADO.

    A classificação em ativo circulante ou não circulante vincula-se a um exercício social. Um exercício social corresponde a um ano.

    Porém, se o ciclo operacional ultrapassar um exercício social, a classificação neste caso vai se basear no ciclo operacional e não mais no prazo do exercício social.

  • Gabarito: errado

     

    A questão descreveu os ativos qualificáveis, que são aqueles de demoram um tempo substancial para ser fabricado e comercializado.

     

    Ex: Construção da muralha da China. Demorou 2.200 anos para ficar pronta. Então, ela ficou classificada como ativo circulante durante os 2.200 anos, que foi o tempo do ciclo operacional dela.

  • ....por base o CICLO OPERACIONAL

  • ERRADA!

    VIDE comentario da colega Lidiane Moreira.

  • ERRADA - Terá como base o Ciclo Operacional, e não o Ano Civil.

    Paráfrafo Único do Art. 179 da Lei 6.404/76.

    Um exemplo bem claro é a construção de um estádio de futebol, que leva em média 5 ou 6 anos para ficar pronto. Durante esse período, de 5 ou 6 anos, ele ficará classificado como Ativo Circulante, que é o Ciclo Operacional da construção do estádio.

    OBS.: Futuramente, o estádio em si, se torna um Ativo Não Circulante.

     

    PS.: O exemplo da Muralha da China descrito pela colega Lidiane Moreira foi fantástico. kkkkkkkkkk

  • ERRADO

    Quando isso acontece toma-se por base o ciclo operacional e não o ano civil

  • Em contabilidade, ciclo operacional é o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos.

    O ciclo operacional define o longo e o curto prazo para a empresa. Períodos de tempo inferiores ao ciclo operacional da empresa são considerados curto prazo, enquanto que períodos maiores que o ciclo operacional são considerados longo prazo. No entanto, quando o ciclo operacional da empresa é inferior a um ano, prevalece a duração do exercício social (um ano) como parâmetro para o curto e o longo prazo: menos que um ano, curto prazo, e mais que um ano, longo prazo.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_operacional

  • GAB (E)

    pelo contrário...  Usa-se o Ciclo operacional como base!!!

     

     

     

     

     

    Não desista!

    https://www.youtube.com/watch?v=R3Dcb6zyqYU

  • O parágrafo único do art. 179 menciona que quando o ciclo operacional for superior ao exercício social, que em regra tem a duração de 12 meses, a classificação entre circulante e não circulante deve obedecer ao prazo do ciclo.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • Se o ciclo operacional ultrapassar um exercício social, a classificação neste caso vai se basear no ciclo operacional e não mais no prazo do exercício social.

  • "Na empresa em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante terá por base o prazo desse ciclo''

  • GABARITO ERRADO

    O erro da questão diz respeito ao ano civil, a classificação no ativo circulante terá por base o ciclo operacional

  • “Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base O PRAZO DESSE CICLO.” 

    GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito Errado

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ciclo operacional da empresa

  • Terá por base aquele ciclo operacional.

  • Vamos lá, meus queridos

    Exercício social, consante o art. 175 da 6404/76, terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto. O ciclo operacional, quando for MENOR QUE UM ANO, este será baseado no exercicio social. Já quando o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for MAIOR DO QUE UM ANO, será baseado no ciclo operacional. 

  • Comprei ativo - Vendi - transformei em caixa = em 1 ano ou menos = Adotar exercício social.

    Comprei ativo - Vendi - transformei em caixa = em mais de 1 ano = Adotar ciclo operacional.

    Conclusão: Adotar o maior entre exercício social(12 meses) ou ciclo operacional( tempo transcorrido de compra/recebimento produto)

  • Ciclo operacional maior que o Exercício Social altera o Circulante

    Exercício social só é alterado em alteração estatutária ou na fundação da Empresa

  • Segundo o parágrafo único do artigo 179 da Lei das SAs:

    Art.179. § Único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Um primeiro aspecto digno de nota é que esta disposição vale tanto para o ativo como para opassivo.

    O ciclo operacional de uma empresa industrial é o prazo que a empresa leva para comprar matéria-prima, produzir, vender e receber.

    Para uma empresa comercial, é o prazo médio entre a aquisição de mercadorias, venda e recebimento dos clientes.

    Confrontando o item com o exposto acima, temos que: “Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil O PRAZO DESSE CICLO.”

    Portanto, item errado.

  • Gabarito: Errado

    Se o ciclo operacional ultrapassar um exercício social, a classificação vai se basear no ciclo operacional. (Parágrafo Único do Art. 179 da Lei 6.404/76).

  • GABARITO ERRADO

    LEI 6.404/76: Art. 179, Parágrafo único - Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • GABARITO ERRADO.

    REDAÇÃO ORIGINAL.

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil. ERRADA.

    ------------------------------------------------

    REDAÇÃO RETIFICADA.

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base O CICLO OPERACIONAL DA EMPRESA. CERTO.

    ------------------------------------------------

    Art. 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

  • GAB. ERRADO

    LEI 6.404/76: Art. 179, Parágrafo único - Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    PF 2021

  • Lei 6.404 Art. 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    A classificação em ativo circulante ou não circulante vincula-se a um exercício social. Um exercício social corresponde a um ano.

    Porém, se o ciclo operacional ultrapassar um exercício social, a classificação neste caso vai se basear no ciclo operacional e não mais no prazo do exercício social.

    EX: Fábrica de aviões de grande porte. Como o ciclo operacional para produção de uma aeronave é superior ao exercício social (um ano), a classificação no ativo circulante não terá por base o ano civil. Terá por base a duração do ciclo operacional da empresa. 

  • Questão muito boa, vejamos.

    Aquisição de um produto------produção-------transformação em caixa/equivalentes ( =Ciclo Operacional)

  • Questão muito boa, vejamos.

    Aquisição de um produto------produção-------transformação em caixa/equivalentes ( =Ciclo Operacional)

  • Regra: Exercício Social

    Exceção: Ciclo Operacional MAIOR que o Exercício Social - Considera-se o tempo do Ciclo Operacional

  • GAB: E

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil. - CICLO OPERACIONAL

  • Questão sobre a classificação do ativo circulante e não circulante.

    No Ativo, temos o conjunto de bens e direitos, sendo dividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC). Para entender de forma técnica a base dessa classificação, precisamos revisar o significado de exercício social e ciclo operacional.

    O exercício social é basicamente o período em que apuramos o lucro e o distribuímos aos sócios. A Lei nº. 6.404/76, no art. 175, define que o exercício social tem duração de um ano com data do término fixada no estatuto da empresa – em geral, coincidente com o ano civil:

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.
    Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

    Já o ciclo operacional, em contabilidade, é o tempo que transcorre entre a compra da mercadoria, a venda e o pagamento feito pelo cliente à empresa que fez a venda. Em outras palavras, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente – como diz a questão.

    Nesse contexto a Lei nº. 6.404/76 estabelece duas regras distintas para classificação do ativo em circulante:

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
    I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
    (...)
    Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    Esquematizando temos o seguinte:

    1) Ciclo operacional menor que 1 ano: a classificação tem por base o prazo do exercício social. Essa é a regra geral.
    2) Ciclo operacional maior que 1 ano: a classificação tem por base o prazo do ciclo operacional. São casos excepcionais.

    Por exemplo: em empresas que constroem navios (estaleiros), um navio é construído em até três anos. Por isso, admite-se que o conceito de curto prazo do ativo circulante esteja associado a menos de três anos, pois o seu ciclo operacional é de três anos. O conceito de longo prazo (ativo não circulante), por sua vez, está associado a mais de três anos.

    Feita essa revisão, já podemos identificar o ERRO da afirmativa:

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil.

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ciclo operacional da empresa.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • LSA

    Art. 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

  • DESCOMPLICANTE:

    Quando o ciclo operacional (o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente) for inferior a um ano, então usamos como referência para a classificação no ativo circulante, o ano civil.

  • GABARITO ERRADO

    No Art. 179, parágrafo único da Lei 6.404 prevê que na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo e não o ano civil. Suponha que determinada empresa leve 500 dias para adquirir os ativos para a produção até o recebimento das vendas, teremos um circulante de 500 dias e a partir daí um não circulante.

  • CICLO OPERACIONAL

  • se o ciclo operacional for maior que o do exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ciclo operacional.

  • Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ciclo operacional da empresa.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • CICLO OPERACIONAL

  • +1 ano= Ciclo operacional

    -1 ano= Exercício Social

  • Gabarito: Errado.

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil.

    Note que o trecho "prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente" é o conceito de ciclo operacional.

    Reescrevendo:

    Se, em determinada em empresa, o ciclo operacional for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil.

    A assertiva erra, pois se o ciclo operacional for superior ao exercício social, utiliza-se aquele.

    Bons estudos!

  • Gabarito:ERRADO!

    Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante TERÁ POR BASE A DURAÇÃO DO CICLO OPERACIONAL DA EMPRESA. 

  • Parágrafo único. Na companhia em que o  ciclo operacional  da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    O ciclo operacional representa o tempo decorrido entre a aquisição de matérias primas e sua realização em caixa. Ou seja, compreende o tempo de produção (transformação da matéria-prima em produto), venda e recebimento (afinal muitas vendas são realizadas a prazo).

    O que o parágrafo único do art. 179 menciona é que quando o ciclo operacional for superior ao exercício social, que em regra tem a duração de 12 meses, a classificação entre circulante e não circulante deve obedecer ao prazo do ciclo da empresa.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Lei 6404/74 - Art. 179:

    • Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    • Definição de "Ciclo Operacional" nos termos do CPC 26, item 68 - O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes.

    Gabarito errado. 

  • RESUMO:

    Ciclo operacionalPRAZO para Comprar matéria-prima, Produzir, Vender e Receber

    Prazo médio compra,venda e recebimento

    Exercício social = 1 ano

    Ciclo operacional pode ser diferente do Exercício Social

     ATIVO e PASSIVO Classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo o ciclo operacional

    Evidenciado em Notas Explicativas

  • Uma diferente abordagem do que é cobrado nessa questão:

    Ano: 2011 Banca: Cespe  Órgão: TRE-ES

    Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração menor que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base a duração do exercício social. (E)

  • Gabarito:ERRADO!

    Art. 179, parágrafo único da Lei 6.404 prevê que na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo e não o ano civil.

  • ERRADA.

    Terá como base seu ciclo Operacional.

  • Errado, pois não basta que o Ciclo operacional seja maior que o exercicio social, ele tambem precisa ser identificavel.

  • Se, em determinada empresa, o prazo entre a aquisição de ativos para a produção e sua transformação em caixa ou equivalente for superior ao exercício social, a classificação no ativo circulante terá por base o ano civil.(ERRADO)

    Lei 6.404 Art. 179. Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

    BENDITO SERÁS!!