SóProvas


ID
268234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das políticas de acesso a documentos de arquivo, julgue os
próximos itens.

O acesso a documentos mantidos no arquivo intermediário é restrito aos acumuladores ou aos que tenham autorização concedida por quem produziu ou recebeu o documento.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de 2° Idade ou Intermediário

    -
    O acesso a documentos mantidos no arquivo intermediário é restrito aos acumuladores ou aos que tenham autorização concedida por quem produziu ou recebeu o documento. Constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem
    conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. Por isso, são também chamados de “limbo” ou “purgatório”.

     
    PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática.
    3. ed. Rio de Janeiro : FGV, 2004. p. 21-22
  • O acesso consiste na possibilidade de consulta aos documentos de arquivo. 

     

    --> Em um arquivo corrente, o acesso é restrito ao órgão produtor, pois quem responde pela custódia dos documentos são os setores de origem. Além do mais, o público alvo nesta idade são os administradores - já que o arquivo corrente tem valor primário, administrativo, funcional.
     

    --> No arquivo intermediário, o acesso também é restrito ao setor de origem - este ainda é o responsável pelos documentos neste tipo de arquivo. Ocorre, porém, que pode haver autorizações de acesso.
     

    --> No arquivo permanentes - por ter um público alvo os pesquisadores - o acesso é liberado ao público. Além do mais, os documentos sob a guarda do arquivo permanente já não pertencem ao setor de origem.

     

     

     

     

    GABARITO: CORRETA

  • Gabarito Correto

     

    Correta a afirmativa do Cespe. É necessário observarmos que os documentos em idade intermediária ainda continuam sendo propriedade do setor que os gerou, sendo permitido o acesso mediante o consentimento da referida unidade. Exemplificando, a Divisão de Finanças de um órgão público somente poderá acessar os documentos do Setor Pessoal por meio da autorização deste. Observemos que, no âmbito dos arquivos permanentes, o acesso é aberto a todos, inclusive a terceiros.

     

    Fonte: Arquivologia Facilitada 2° Ed.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Certinho.

    Q601957 - DPU 2016

    O acesso aos documentos no arquivo intermediário ainda é restrito aos acumuladores ou àqueles que receberam autorização do setor que os acumulou. (gab: certo)