SóProvas


ID
2682445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.


Deverá ser instalado na paciente acesso venoso periférico e ser-lhe oferecida oxigenoterapia.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA!

    PACIENTE APRESENTA SINAIS DE DESCONFORTO RESPIRATORIO E SAT O2 DE 92% PADRAO RESPIRATORIO INEFICAZ. OXIGENIOTERAPIA DEVERA SER USADA.

  • Paciente apresenta desconforto respiratório e seus respectivos sinais dispneia, agita, diminuição de spo2 então tem que se iniciar nessa paciente oxigenoterapia.

  • A administração de oxigênio é indicada sua administração rotineira em pacientes com saturação de oxigênio < 94%, congestão pulmonar ou na presença de desconforto respiratório. Assim como é rotina instalar um acesso venoso periférico de grosso calibre em situações de urgência e emergência.


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia


    Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS, Nicolau JC et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol 105, nº 2, Supl. 1, Agosto 2015.

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.