SóProvas


ID
2682493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Paula, com vinte e seis anos de idade, compareceu a unidade básica de saúde com queixa de amenorreia havia cerca de vinte dias, mas não tinha certeza da data da última menstruação. Nessa oportunidade, ela informou ter vida sexual ativa, fazer uso de anticoncepcional oral de forma irregular e nunca ter engravidado.

Acerca desse caso clínico, julgue o item que segue.


Nesse caso, é indicado o teste rápido de gravidez.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

     

    Dados da questão:

    Paula ...... com queixa de amenorreia (ausência de menstruação) havia cerca de 20 (vinte dias).

     

     

     

    De acordo com os Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.2012

     

     

     

    Recomenda o exame ( teste rápido de gravidez-TRG) com 15 dias de atraso menstrual.

  • O teste rápido de gravidez - TRG é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual. O tempo de atraso para realização do teste deve observar a indicação do insumo disponível, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias. Deve ser facilitado o acesso ao TRG, com respeito e atenção específica às adolescentes, devido às singularidades da faixa etária.

    Pelo histórico da paciente (idade fértil, vida sexual ativa, anticoncepcional irregular e amenorreia) deve ser oferecido o TRG.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Teste rápido de gravidez na Atenção Básica : guia técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.