SóProvas


ID
2682496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Paula, com vinte e seis anos de idade, compareceu a unidade básica de saúde com queixa de amenorreia havia cerca de vinte dias, mas não tinha certeza da data da última menstruação. Nessa oportunidade, ela informou ter vida sexual ativa, fazer uso de anticoncepcional oral de forma irregular e nunca ter engravidado.

Acerca desse caso clínico, julgue o item que segue.


Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser oferecidos a Paula.

Alternativas
Comentários
  • certo

    Como Paulo é suspeita de gravidez:

    De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis.Brasília - DF. 2015

    Seguem informações relevantes sobre a triagem de IST na gestação:

    • HIV: fazer teste na primeira consulta do pré-natal, idealmente no 1º (primeiro) e no 3º (terceiro) trimestre da gestação. Porém, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do TR para HIV;

  • Discordo do gabarito. Tendo em vista que a gestação não foi confirmada. Os exames laboratoriais do primeiro trimestre e os testes rápidos, solicitados/realizados na primeira consulta do pré natal, só são devidamente solicitados/realizados após confirmação da gestação pelo resultado do Beta HCG.

  • Independentemente do atraso menstrual, todas as mulheres que relatem exposição à relação sexual desprotegida podem e devem realizar testagem para DST (sífilis, HIV, hepatites B e C), observando-se os períodos de janela imunológica de cada teste, para HIV e sífilis são 30 dias e para hepatites B e C são 60 dias.

    Caso a UBS tenha disponibilidade de testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites, estas devem ser ofertadas e realizadas no momento do acolhimento.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Teste rápido de gravidez na Atenção Básica : guia técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.


  • discordo do gabarito. Gravidez não confirmada.
  • Deveria ser oferecido teste B-hcg.

  • prestem atenção no verbo deverão (futuramente) outra coisa não tem erro, visto que ela tem vida sexual ativa e não usa camisinha. Em nenhum momento falou somente o que não exclui a possibilidade do beta posterior ou no mesmo momento. Não procurem cabelo em ovo