SóProvas


ID
2682529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item que se segue, relacionado ao gerenciamento de resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar.


As agulhas e as lâminas devem ser acondicionadas em coletores estanques, rígidos e resistentes à ruptura.

Alternativas
Comentários
  • Os materiais perfurocortantes, pertencentes ao Grupo E, devem ser descartados separadamente, no local, imediatamente após o uso, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, à ruptura e ao vazamente com tampa e identificados.

  • Descarte de Resíduos do Grupo E


    Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar. 

    Podemos exemplificá-los: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

    Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da inscrição de “PERFUROCORTANTE” e os riscos adicionais, químico ou radiológico.

    É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.
    Os recipientes coletores têm capacidade que varia de 3 a 13 litros, são confeccionados em material resistente (papelão couro), especialmente desenvolvido para utilização em serviços de saúde e, de preferência, possuir desconectador de agulhas.

    O volume dos recipientes coletores, ou de acondicionamento, deve ser compatível com a geração diária deste tipo de resíduo. 
    Estes recipientes só devem ser preenchidos até os 2/3 de sua capacidade, ou o nível de preenchimento ficar a 5 (cinco) cm de distância da boca do recipiente. Devem estar localizados tão próximo quanto possíveis da área de uso destes materiais. 

     

    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/descarte-residuos-grupo-e.htm

  • GABARITO: CERTO


    RDC Nº 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018


    Seção IX - Resíduos de Serviços de Saúde do Grupo E

    Art. 86 Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipientes

    identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e

    vazamento.


    Os materiais perfurocortantes devem ser segregados e acondicionados em recipientes

    seguros para dar segurança aos envolvidos no processo.

  • Materiais perfurocortantes são aqueles utilizados na assistência à saúde que têm ponta ou gume, ou que possam perfurar ou cortar. São exemplos de materiais perfurocortantes agulhas e lâminas.

     Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes, rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados.


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/20...

    http://www.trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/N...