SóProvas


ID
2682571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do saneamento ambiental em serviços de saúde, julgue o seguinte item.


Apenas em caráter absolutamente excepcional, em termos taxativamente expressos na lei, será autorizado o lançamento in natura dos efluentes líquidos provenientes de um estabelecimento de saúde em determinado rio, desde que esse curso d’água seja perene e pertença a uma única bacia hidrográfica.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os efluentes líquidos provenientes de estabelecimentos de saúde devem atender às exigências do órgão ambiental competente, antes do seu lançamento na rede de esgoto pública. Nos locais onde não exista rede pública de esgoto, ou existe rede mas não existe o tratamento do efluente coletado, é necessário que o estabelecimento possua estação de tratamento de seus efluentes de acordo com as exigência do órgão de controle ambiental.

    As cacterísticas mais importantes do esgoto sanitário são: a carga orgânica, responsável pelo consumo de oxigênio dos corpos receptores (rios, por exemplo); a quantidade de sólidos presentes (suspensos ou dissolvidos); e a presença de microorganismos patogênicos.

    Assim, o tratamento de efluentes líquidos refere-se a (DAVIS; CORNWELL, 1998):

    -diminuição da demanda bioquímica de oxigênio (DBO), que corresponde à quantidade de oxigênio necessária para a mineralização (estabilização) da matéria orgânica pelos microorganismos;

    -sedimentação e posterior remoção dos sólidos presentes no efluente;

    -retirada, por flotação, de materiais flutuantes;

    -encaminhamento dos materiais sólidos retirados para aterros sanitários; e

    -lançamento do efluente tratado no corpo receptor.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/UNIDADE03.PDF

  • Os resíduos líquidos provenientes de esgoto e de águas servidas de estabelecimento de saúde devem ser tratados antes do lançamento no corpo receptor ou na rede coletora de esgoto, sempre que não houver sistema de tratamento de esgoto coletivo atendendo a área onde está localizado o serviço. Ou seja, a lei não autoriza o lançamento in natura dos efluentes líquidos provenientes de um estabelecimento de saúde.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/res0306_07_12_2004.pdf/95eac678-d441-4033-a5ab-f0276d56aaa6