SóProvas


ID
2682793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Desde que os raios X foram vinculados a uma série de danos à saúde, todas as suas aplicações passaram a restringir-se unicamente a atividades cujos benefícios fossem maiores que os malefícios. Mesmo assim, ainda é necessário garantir que a menor quantidade possível de raios X seja emitida pelo equipamento.

Tendo como referência inicial as informações precedentes, julgue o próximo item a respeito das normas de radioproteção e dos fundamentos de dosimetria.


Quanto maior o tamanho do campo de irradiação, maior a quantidade de radiação espalhada que chega ao paciente e menor o contraste na imagem para um mesmo kV e mAs.

Alternativas
Comentários
  • A radiação espalhada não só é produzida depois de entrar em contato com o paciente? Marquei errado... Além de que, pra um mesmo kV e mAs (mesma quantidade de radiação produzida) e uma área maior que a inicial - já que o campo de irradiação é maior -, não seria menos radiação que chegaria individualmente a cada ponto do filme por ela estar espalhada por uma área maior que a anterior? Chegando menos radiação, a diferença de contraste é maior porque cada parte irradiada receberia menos irradiação. O osso estaria mais branco e a área vazia do pulmão estaria preta do mesmo jeito (já que não precisa de muita radiação nessa área para enegrecer)... foi assim que pensei.

  • Gabarito: C

    Maior área significa que mais radiação espalhada (Aquela gerada quando o raio toca a estrutura), e Menor contraste pois teria menos força, por ser uma área maior, ou seja, um raio menos concentrado.