SóProvas


ID
2683696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue o item seguinte.


A morbimortalidade causada pelas doenças crônicas não transmissíveis é maior na população mais rica, o que exige uma atenção especial da enfermagem para esse grupo, buscando, por exemplo, realizar intervenções para o tratamento das disfunções metabólicas e cardiovasculares.

Alternativas
Comentários
  • A situação de saúde no Brasil, provocada pela transição demográfica e epidemiológica, exige que o sistema de Saúde brasileiro responda pela “tripla carga de doenças”. Esta é caracterizada por:
    1. Presença das doenças infecciosas e parasitárias: dengue, H1N1, malária, hanseníase, tuberculose;
    2. Aumento das doenças crônicas pelo envelhecimento das pessoas e aumento dos fatores de risco (fumo, sedentarismo, inatividade física, sobrepeso e má alimentação); e OU  SEJA, NÃO É MAIOR NA POPULAÇÃO RICA.
    3. Aumento da violência e morbimortalidade por causas externas.

  • As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se tornaram a principal prioridade na área da saúde no Brasil – 72% das mortes ocorridas em 2007 foram atribuídas a elas.

    As DCNT são a principal fonte da carga de doença, e os transtornos neuropsiquiátricos detêm a maior parcela de contribuição.

    A morbimortalidade causada pelas DCNT é maior na população mais POBRE. 

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/edicoes-2015/is-n-4-out-dez-2015/143-informacao-para-a-saude/edicoes-2011/is-n-3-jul-set-2011/768-doencas-cronicas

     

    GABARITO: ERRADO