Potássio (K+) O potássio é o cátion intracelular mais importante; é transportado para o interior das células pelo mecanismo da bomba de sódio e tem ação fundamental na condução do impulso elétrico e na contração muscular.
O acúmulo excessivo de potássio no líquido extracelular (hiperpotassemia) pode causar redução da condução elétrica e contração miocárdica, podendo provocar uma parada cardíaca.
O conteúdo corporal total de potássio é de aproximadamente 55 mmol/kg de peso corporal. Deste total, 98% se encontra no fluido intracelular, principalmente em células musculares, hepáticas e eritrócitos, enquanto somente 2% estão no fluido extracelular.
O potássio exerce duas funções fisiológicas principais: a primeira diz respeito ao seu papel de destaque no metabolismo celular, ao participar na regulação de processos (como na síntese de proteína e glicogênio) e do balanço ácido-básico.
Além disso, o potássio também é responsável pela manutenção do potencial elétrico através da membrana celular; pequenas alterações na concentração do potássio extracelular podem afetar de maneira importante a relação da concentração de potássio extra:intracelular, alterando, assim, a transmissão nervosa, a contração muscular e o tônus vascular (IOM, 2004).
Fonte:
http://www.organnact.com.br/arquivos/Informativo_Organnact_E._P_._G_._.pdf
http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/11-Pota%CC%81ssio.pdf