SóProvas


ID
2684185
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Linux, as regras que permitem ou não acessos à Internet são configuradas no proxy server. O mais popular proxy server no Linux é:

Alternativas
Comentários
  • Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros.[1] Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.

    O Squid foi escrito originalmente para rodar em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Windows desde sua versão 2.6.STABLE4.[2]

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Squid

  • Complementando...

     

    Com o Squid é possível configurar um servidor em Linux com possua acesso à internet, e a partir desse servidor permitir que máquinas clientes consigam acessar sites FTP e outras páginas na Web sem necessariamente ter conexão direta com a internet.

    Esse é um sistema altamente usado em empresas e em corporações onde é necessário um controle maior o acesso das máquinas clientes.

    O processo por trás de um servidor proxy é bem simples, ele é conectado direto à internet, as outras maquinas da rede são conectadas com esse servidor e sempre que acessam uma página na web elas “pedem para o servidor” proxy buscar essas páginas.

    Se a página for liberada a pessoa conseguirá ter acesso, caso ela seja bloqueada não será possível utilizar a internet para aquele fim.

    Outro fator de segurança importante em um servidor montado através do Squid é o total controle das páginas que foram acessadas. Através do Squid o administrador do sistema pode saber quais as páginas foram acessadas e em que horário exatamente.

    Esse é uma excelente função do Squid, apesar das discussões sobre problemas com privacidade.

    A principal vantagem do Squid

    A principal vantagem do Squid está na possibilidade de armazenar páginas web em cache.

    Isso quer dizer que o Squid irá armazenar em uma “memória” as páginas mais acessadas, assim ele pode carregar a página para a máquina cliente com muito mais rapidez, afinal ele não precisa baixar os dados do site de novo.

    Esse recurso é importante para agilizar servidores e prover um serviço de internet melhor, seja em ambientes domésticos ou em ambientes comerciais ou públicos.

     

    Fonte:http://ninjadolinux.com.br/squid-proxy/