A vacina de Febre Amarela
A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença.
Produzida no Brasil desde 1937, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, é da cepa 17DD, sendo constituída por vírus vivos atenuados derivados de uma amostra africana do vírus amarílico selvagem.
Apresenta eficácia acima de 95%.
A vacina febre amarela é reconhecidamente eficaz e segura.
Entretanto, eventos adversos podem ocorrer, como reações locais e sistêmicas, tais como febre, dor local, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor no corpo), dentre outros.
Atenção especial deve ser dada quando, após administração da vacina de febre amarela, a pessoa apresentar dor abdominal intensa.
Gabarito: letra b
http://portalms.saude.gov.br/artigos/920-saude-de-a-a-z/febre-amarela/10771-vacinacao-febre-amarela
A)não possui contra-indicações → ERRADA! Tem várias contraindicações como por exemplo pacientes com histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina febre amarela (ovo de galinha, gelatina, eritromicina ou canamicina, pacientes infectados por HIV entre outros...
B)é composta por vírus vivos atenuados → CORRETA! Vírus vivos que passaram por procedimentos que os enfraqueceram
C)deve ser administrada nos primeiros 6 meses de vida da criança → ERRADA! Uma das contraindicações é justamente NÃO administrar em menores de 6 meses.
D)precisa ser administrada por via muscular profunda, preferencialmente na região do deltoide → ERRADA! A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos.