SóProvas


ID
2686354
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo

Em 25 de outubro de 1975, falecia, nas dependências do Destacamento de Operações de Informação/Centro de Operações de Defesa Interna (DOI/CODI), em São Paulo, um jornalista que se tornou o símbolo da luta pela democracia no Brasil. A missa de 7° Dia reuniu um grande número de pessoas na Catedral da Sé e deu início ao movimento que redemocratizou o país. O nome desse jornalista é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Intimado a "prestar esclarecimentos", o diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, Vladimir Herzog, apresentou-se no dia 25 de outubro de 1975 ao DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações-Centro de Operações e Defesa Interna) subordinado ao comando do II Exército, de São Paulo. Pouco depois, o órgão divulgava sua versão para a morte do jornalista, enforcado dentro de uma cela: suicídio.

    O caso abriu uma crise no Governo Ernesto Geisel, que planejava a abertura e a extinção da tortura e do assassinato de opositores do regime militar, que vigorava desde 1968.



    Leia mais: http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/em-outubro-de-1975-vladimir-herzog-morre-no-doi-codi-do-ii-exercito-em-sp-10121618#ixzz5HjIuguf3 
    stest 

  • Tema sempre atual, ainda mais com a notícia:

     

    Brasil é condenado por não investigar assassinato e tortura de Vladimir Herzog

    https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/04/politica/1530734238_207748.html

  • E tem desavisado que pede a volta da ditadura militar. Pecado muito maior se o referido for um(a) jornalista, cuja obrigação é manter-se ilustrad@ e a missão é defender os Direitos Humanos.