SóProvas


ID
2686378
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com as novas tecnologias, a criação de redes sociais, mídias sociais e mídias digitais se popularizaram e arrebanharam muitos adeptos para esses aglomerados sociais tecnológicos. A respeito desse fato, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como assim Facebook e Twitter não são ferramentas de mídias sociais?

  • Letra D.

     

    Houve troca da letra A com a letra E.

    a) o celular e a televisão digital correspondem a dois tipos de redes sociais. - São mídias sociais.

    e) o Facebook e o Twiter são ferramentas de mídias sociais. - São redes sociais.

  • Mayara, eles não são ferramentas de mídias sociais, são AS PRÓPRIAS mídias sociais.

  • Qual a diferença entre Mídia Social e Rede Social?

     

    Redes Sociais

     

    Primeiramente, devo deixar bem claro que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, eu não preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

     

    Levando o termo para o universo online, site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão usado), é um site onde eu posso me conectar com outras pessoas ou grupo de pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook, Google+, MySpace, entre outros, podem ser considerados redes sociais.

     

    Mídias Sociais

     

    Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem mídias sociais como “um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)”, resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto? Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é uma parte da mídia social.

     

    O YouTube é uma rede social ou uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.

     

    Fonte: https://www.digai.com.br/2015/04/qual-diferenca-entre-midia-social-e-rede-social/

  • É ao tentar fazer essas definições que você acaba se complicando. Como trazido por André Telles em seu artigo (Precisamos padronizar as definições entre Redes Sociais e Mídias Sociais!), onde o autor mostra uma rápida reflexão sobre a importância de haver um padrão dentro do mercado, para evitar confusões, ele comenta que redes sociais seriam uma categoria das mídias sociais e que seriam focadas em manter ou criar relacionamentos em base a assuntos em comum, como Orkut, Facebook, MySpace. Já as mídias sociais seriam  o que muitos ainda chama de “novas mídias”, como Twitter, Youtube, SlideShare, Digg, Delicious, enfim, serviços que tenham como objetivo o compartilhamento de conteúdo.

     

    Para os que ficaram em dúvida, o Twitter é considerado uma mídia social, apesar de ocorrer algumas divergências sobre o assunto.

  • tá confuso isso.

    "resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações"

    esse gabarito, então, não faz sentido. D) as mídias sociais ocorrem nos universos off-line e online

    as redes sociais, sim, acontecem online E off-line.

  • Facebook e twitter tb são mídias sociais, paciência

  • Alguém tem um exemplo de mídia social off-line?! PDF?! Que questão esquisita.

  • Gabarito do Professor:

    As novas tecnologias, a popularização da internet e a redução dos preços de dispositivos (celulares, tablets e computadores) contribuíram significativamente para o surgimento de uma realidade na qual indivíduos podem se conectar com pessoas de todo o globo, de modo fácil e rápido.

    Especialmente a partir da Web 2.0, por volta de 2004, o mundo online passou a apresentar como principais atributos a cooperação e a participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa foi possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual. Foi nesse contexto que se tornaram comuns as mídias sociais e as redes sociais.

    As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    As mídias digitais são um tipo de mídia veiculada nos meios digitais e no ambiente online. Diferente da mídia tradicional (jornal impresso, banner físico, outdoor, anúncio na rádio ou na TV, por exemplo), a mídia digital é visualizada em links patrocinados em redes de pesquisa (do Google ou Bing, por exemplo), banners em sites, anúncios pagos nas redes sociais, e-mail marketing,  plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. O celular e a televisão digital não são tipos de redes sociais. São dispositivos eletrônicos que possibilitam aos usuários o acesso às redes sociais e a interação com outros usuários (mesmo que limitada, no caso da televisão). Por meio do celular, é possível produzir e compartilhar conteúdos (fotos, áudios ou vídeos) com outros usuários (por meio de SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens), mas isso não é considerado uma rede social.

    B) Errado. De acordo com o site do jornal Folha de São Paulo (2016), esse periódico foi o primeiro jornal no Brasil a adotar novo modelo de negócios para o jornalismo digital, o paywall poroso, em que o acesso ao noticiário on-line é gratuito até um certo limite de textos. Segundo o site Meio e Mensagem (2017), o jornal Zero Hora sustentava, em 2017, o título de veículo nacional com maior engajamento nas redes sociais, de acordo com rankings mensais da consultoria digital Torabit. Não foram encontradas na base de pesquisas informações confiáveis sobre o primeiro jornal tradicional a se converter em rede social.

    C) Errado. O Orkut foi uma rede social de muito sucesso entre os jovens. Filiada ao Google, surgiu em 2004 e foi desativada em 2014.

    D) Certo. Apesar de estarem intimamente associadas à troca de informações e à interação social (que acontecem no ambiente online), as mídias sociais também podem ocorrer no universo off-line. Conteúdos compartilhados nas redes sociais (podcasts, infográficos ou tutoriais, por exemplo) podem ser produzidos e consumidos sem conexão com a internet.

    E) Errado. O Facebook e o Twitter são ferramentas das redes sociais, um subgrupo das mídias sociais. Têm como principais objetivos a interação e o relacionamento entre indivíduos.

    Essa questão é polêmica e trouxe à atenção alguns conceitos que ainda estão sendo estudados. Não há consenso sobre o que são as mídias sociais ou redes sociais; acredito, portanto, que discussões e novas definições são passíveis de ocorrer no decorrer do tempo.

    Com base nas explicações e no gabarito da banca, a alternativa correta é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fontes extras de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google

    Bibliografia:

    - Mariano, Ari Melo. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. Universidade de Brasília. 2013.

    - Sacchitiello, Bárbara. Os segredos digitais do Zero Hora. 20 de julho de 2017. Link: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/07/20/os-segredos-digitais-do-zero-hora.html. Acessado em fevereiro de 2021.

    - Da criação do jornal ao futuro digital; veja 9,5 marcos da história da Folha. 28 de fevereiro de 2016. https://m.folha.uol.com.br/asmais/2016/02/1744105-da-criacao-do-jornal-ao-futuro-digital-veja-95-marcos-da-historia-da-folha.shtml?mobile. Acessado em fevereiro de 2021.
  • Acredito que a questão deveria ter sido anulada. " - mídias sociais: segundo Fontoura,6 “mídias sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas...”; - redes sociais: são sites que tem como principal objetivo essas trocas de informações e experiências. "

    Ou seja, Twitter e Facebook tbm podem ser consideradas tanto redes quanto mídias sociais.

    Fonte: Mídias Sociais, Redes Sociais e sua Importância para as Empresas no Início do Século XXI1 Carolina Gaspar MADEIRA2 Laura GALLUCCI3