SóProvas


ID
2687467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.


A expressividade humana é capaz de objetivações, a exemplo da significação, que é um processo humano de produção de sinais.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Signo é um “sinal que ocupa o lugar de qualquer coisa que é conhecida pela experiência”.


    O SIGNIFICANTE, que é o elemento perceptível do signo e que constitui, de certo modo, uma “imagem acústica” (Perspectivando Pierce, seria o Objecto (geral) e/ou o Representamen (específico)). Situa-se no plano da forma/continente (isto é da sua parte material, da linguagem); e

    O SIGNIFICADO, que não é uma coisa, mas a representação mental dessa coisa. É o conceito. (Em comparação com a teoria Pierciana, podem imaginar que seja o Interpretante). Situa-se no plano do conteúdo (portanto da mensagem, da interpretação).

  • Essa questão é um tanto mal elaborada. Esta correta apenas no sentido Semiótica da Comunicação. Nos demais sentidos ou áreas de estudo, ou Teorias da Comunicação, estaria errada. Gabarito deveria ser errado.

  • E de onde a banca tirou que significação é a produção de sinais e não a interpretação deles?

     

  • vou bem ali f1 pra entender isso tudo

  • Semiótica meu povo

  • “A expressividade humana é capaz de objetivações, que servem de indícios mais ou menos duradouros dos processos subjetivos de seus produtores". Essa afirmação, feita por Berger e Luckmann em 2001, está relacionada à manifestação do que um indivíduo tem na mente, expressa na forma de gestos, ações e objetos.

    Segundo esses autores, a realidade é construída socialmente com base nos conceitos de externalização, objetificação ou reificação, internalização, habitualização, institucionalização e conhecimento.

    A objetivação, ou reificação, é a transformação dos pensamentos pela linguagem e comportamento, dentro de parâmetros sociais, e sua consequente institucionalização nas artes, nas normas e nos hábitos. Abrange o fazer, projetar, representar, nomear, codificar, descrever, perceber, interpretar, usar, reutilizar, decodificar e remoldar aspectos da experiência e prática humanas, que são materializadas em formas fixas, e aos quais é dado o status de objeto. As formas objetivadas, portanto, são apresentadas como consequências de uma rede de convenções, expectativas, acordos, compromissos e obrigações.

    Significação é a representação mental relacionada a uma forma linguística, um sinal, um conjunto de sinais, um fato, um gesto etc.; aquilo que um signo quer dizer; acepção, sentido, significado.

    Com base nesses nas explicações dos termos acima, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor:  CERTO.

    Fonte:

    - Peci, Alketa; Vieira, Marcelo Milano Falcão; Clegg, Stewart R. A construção do "Real" e práticas discursivas: o poder nos processos de institucionaliz(ação). Revista de Administração Contemporânea. Julho – Setembro 2006.

    - Alves, Leonardo M. Berger e Luckmann: A construção social da realidade. Site Ensaios e Notas. 2016.

    - Dicionário Oxford Languages. Oxford University Press. 2020.