SóProvas


ID
2687551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A vitamina A atua no funcionamento adequado da visão, além de ser importante para os processos de defesa do organismo, atuando na prevenção e no controle de doenças infecciosas. A respeito desse nutriente, julgue o item subsequente.


A vitamina A circula no sangue como retinol e reflete as reservas corporais apenas em situações extremas, ou seja, quando estão muito elevadas ou deficientes. Por isso, apesar de ser um bom índice populacional, o retinol sérico não pode ser considerado um bom indicador para diagnóstico da deficiência de vitamina A nos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Está CERTO!

     

  • Pelas minhas pesquisas em artigos cientificos as melhores medidas de avaliação bioquímica para vitamina A são retinol serico e betacaroteno séricos.

  • Retinol sérico: a vitamina A circula no sangue como retinol, ligada a uma proteína carreadora conhecida pela sigla RBP (retinol-binding protein). O nível de retinol sérico está sob controle homeostático e reflete as reservas corporais somente quando estas são muito baixas ou muito altas. Nesse sentido, a concentração sérica do retinol não é um bom indicador para diagnóstico da deficiência de vitamina , Os níveis séricos de retinol não refletem diretamente a reserva hepática devido à existência desse controle homeostático, que mantém as concentrações plasmáticas adequadas mesmo quando as Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Vitamina A / ILSI Brasil (2010)

  • O retinol sérico é o mais utilizado. Níveis séricos inferiores a 10 µg/dl (0,35 µmol/l) caracterizam a carência grave, fortemente associada a sinais de xeroftalmia. Retinol sérico inferior a 20 µg/dl (0,70 µmol/l) caracteriza a DVA. Nível sérico de retinol inferior a 1,05 µmol/l, também chamado de baixo a deficiente, é atualmente considerado como o mais adequado para identificação da DVA subclínica em pré-escolares, gestantes e puérperas. (???)