letra b
A revista Realidade foi um marco na história da reportagem brasileira. Originada na década de 1960, esta publicação revolucionou tanto pela amplitude da abordagem temática quanto pela linguagem utilizada. O jornalismo produzido por Realidade introduziu o segmento brasileiro de revistas de informação geral na imprensa moderna, uma vez que estava em sintonia com as tendências jornalísticas mais inovadoras, contemporâneas à revista, como por exemplo, o Novo Jornalismo.
Imagens: Reprodução
Durante os três primeiros anos de existência, exibiu em suas páginas, reportagens de grande riqueza informativa e estética, que se apropriavam de recursos estilísticos literários na produção de reportagens de densidade. Em virtude de suas características essenciais, Realidade pode ser considerada uma representante legítima do Jornalismo Literário brasileiro.
fonte:
http://www2.eca.usp.br/pjbr/arquivos/artigos12_d.htm
- Tinha o selo da Editora Abril.
- Circulou por 10 anos de abril de 1966 a janeiro de 1976.
- Praticava o new journalism.
- Ex-redator-chefe: Paulo Patarra
- Ex-editor de textos: Sergio de Souza
- Ex-editor de arte: Eduardo Barreto.
- Edição mensal.
- Chegou a vender 500 mil exemplares.
Realidade retratou um Brasil que se transformava, tratando de assuntos que, em pleno regime militar, sob censura, não apareciam em outras revistas. (...) Mostrou um país que também não saía com profundidade na imprensa da época (...).
Desapareceu quando os jornais se modernizaram, a televisão ocupou um espaço cada vez maior na vida da população, as semanais de informação apareceram para tomar-lhe a exclusividade da pauta.
Fonte: História da Imprensa no Brasil, p. 215/216, (Martins e Luca)