SóProvas


ID
2687890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto do processo de formação profissional, o encerramento do século XX trouxe inúmeros desafios, entre eles a necessidade de encontrar soluções para os problemas mais graves do mundo contemporâneo, um mundo complexo, dinâmico, que nos exige a capacidade de perceber, compreender, contextualizar, descobrir e captar as diferentes relações, o que requer profissionais comprometidos com os novos tempos.


Rosa Maria Castilhos Fernandes Serviço social contemporâneo InCadernos Universitários – Universidade Luterana do Brasil Canoas – RS, n º 71, p 7, 2003 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.


O assistente social deve estar atento aos diferentes movimentos da realidade, captando a maneira como esses acontecimentos impactam a vida cotidiana das pessoas, para dar sentido a sua prática profissional.

Alternativas
Comentários
  • também super indico o Dênis França ele é nota dez!!!
  • Gabarito Certo

    A possibilidade de considerar a educação permanente – que é um processo de aprendizagem que se desenvolve por meio da reflexão crítica sobre os processos de trabalho – uma dimensão formativa, pois as situações de trabalho vivenciadas pelos assistentes sociais podem se constituir em experiências de aprendizagem significativas que incidem na qualidade dos serviços prestados, desde que possam atender às necessidades sociais da população usuária.

    Cabe, assim, aos profissionais, o compromisso de interrogar a lógica desse processo de exclusão e de problematizar os seus rebatimentos na vida cotidiana dos sujeitos (Iamamoto, 2001), considerando cada história de vida e a forma como esta se expressa como demanda nos espaços sócio-ocupacionais da saúde.

    EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS - Rosa Maria Castilhos Fernandes

  • Sendo a questão social objeto de trabalho do assistente social. É ela, em suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso, a situações de violência contra a mulher, a luta pela terra etc. Essas expressões da questão social são a matéria-prima ou o objeto do trabalho profissional. Pesquisar e conhecer a realidade é conhecer o próprio objeto de trabalho, junto ao qual se pretende induzir ou impulsionar um processo de mudanças. Nesta perspectiva, o conhecimento da realidade deixa de ser um mero pano de fundo para o exercício profissional, tomando-se condição do mesmo, do conhecimento do objeto junto ao qual incide a ação transformadora ou esse trabalho. Dar conta das particularidades das múltiplas expressões da questão social na história da sociedade brasileira é explicar os processos sociais que as produzem e reproduzem e como são experimentadas pelos sujeitos sociais que as vi venciam em suas relações sociais quotidianas. É nesse campo que se dá o trabalho do Assistente Social, devendo apreender como a questão social em múltiplas expressões é experienciada pelos sujeitos em suas vidas quotidianas.

    Logo, nos ensina Iamamoto, - “O Serviço Social na Contemporaneidade” - - é muito mais do que um título formal, pois sintetiza o desafio de decifrar os novos tempos para que deles se possa ser contemporâneo. Exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. Alimentado por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano tem ampliadas as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações quotidianas; um profissional criativo e inventivo, capaz de entender o "tempo presente, os homens presentes, a vida presente" e nela atuar, contribuindo, também, para moldar os rumos de sua história.

     

    https://wandersoncmagalhaes.files.wordpress.com/2013/07/livro-o-servico-social-na-contemporaneidade-marilda-iamamoto.pdf

  • Segundo Ricardo Antunes, uma vida cheia de sentido fora do trabalho supõe uma vida dotada de sentido dentro do trabalho. Não é possível compatibilizar trabalho desprovido de sentido com tempo verdadeiramente livre. Uma vida desprovida de sentido no trabalho é incompatível com uma vida cheia de sentido fora do trabalho. Em alguma medida, a esfera do trabalho estará maculada pela desefetivação que se dá no interior da vida laborativa.

    Uma vida cheia de sentido em todas as esferas do ser social somente poderá efetivar-se através da demolição das barreiras existentes entre tempo de trabalho e tempo de não trabalho, de modo que, a partir de uma atividade vital cheia de sentido, autodeterminada, para além da divisão hierárquica que subordina o trabalho ao capital hoje vigente.