SóProvas


ID
2688160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à avaliação da função hepática, julgue o item a seguir.


A hepatotoxicidade causada por fitoterápicos é uma reação idiossincrásica, sendo de difícil determinação a quantidade exata do princípio ativo. Acredita-se que a hepatotoxicidade esteja mais relacionada aos alcaloides pirrolizidínicos.

Alternativas
Comentários
  • A intoxicação por alcalóides pirrolizidínicos é causada pelo consumo de determinadas plantas que produzem essas substâncias tóxicas em seu processo de biossíntese. Muitos dos casos, devido à toxidade dos alcalóides, apresentam danos moderados a severos no fígado. 

    A espécie vegetal (Symphyntum officinale L) Confrei possui alcalóides pirrolizidínicos altamente hepatotóxico, motivo pelo qual foi proibido seu uso oral pela Anvisa.

  • Alcalóide de Pirrolizidina ou alcalóide pirrolizidínico, é uma substância química do tipo alcalóide, hidrossolúvel, não atropínica, com efeitos hepatotóxico, pneumotóxico, carcinogênico e mutagênico, produzidas e derivadas de determinadas ervas venenosas. Estes alcaloides são derivados da pirrolizidina. A toxidade pode ser crônica e fatal, dependendo da quantidade de ingestão deste alcalóide ou do estado hepático do envenenado. (FONTE: Wikipédia)

  • Beleza, agora dizer que é idiossincrasia não faz sentido.
  • Ok, mas de que maneira é uma idiossincrasia?