SóProvas


ID
2688346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação às características e aos mecanismos de infecções causados por vírus, bactérias e protozoários.


A leishmaniose visceral, provocada por um protozoário que se aloja em animais mamíferos, é transmitida pela picada dos flebotomíneos fêmea.

Alternativas
Comentários
  • A Leishmaniose visceral é uma doença transmitida pelo mosquito palha( Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz os protozoários Leishmania. Os sintomas são febre que dura semanas, anemia, palidez, aumento do baço e fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, sangramentos na boca e intestino. Cães, gambás, roedores, tamanduás, raposas e equídeos são reservatórios naturais do protozoário. A doença leva a morte em 90% dos casos caso não seja tratada. Evitar acúmulo de material orgânico previne o aparecimento dos insetos transmissores. A saúde de cães e animais deve ser observada pois são reservatórios naturais do protozoário.  

    Bons estudos!!!!

  • Gabarito Certo.

    .

    Leishmaniose visceral - também conhecida por seu nome indiano calazar (kala-azar) - é uma doença não contagiosa causada, entre outros, por três espécies de protozoários pertencentes ao gênero Leishmania, clínica e biologicamente distintas e com diferentes distribuições geográficas: Leishmania donovaniLeishmania chagasi e Leishmania infantum. Tais protozoários pertencem, juntamente com os agentes etiológicos das leishmanioses cutânea e muco-cutânea, da doença de Chagas e da doença do sono, à família Trypanosomatidae.

    Sua transmissão se dá através de picada de flebotomíneos - também conhecidos como mosquitos-palha, com destaque para a fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis. A doença afeta, além do homem, um número considerável de mamíferos, com destaque para os cães, gatos e mesmo ratos. Em zonas urbanas os cães são o principal reservatório da doença. Em zonas rurais os bovinos e equinos desempenham tal papel.

     

    (Fonte: Wikipedia)